abc+

SÃO LEOPOLDO

Fórum Municipal de Educação entrega plano de ação e cronograma de trabalho aos poderes Executivo e Legislativo

Documento foi apresentado ao prefeito Heliomar Franco e, posteriormente, ao presidente da Câmara de Vereadores e à Comissão de Educação

Publicado em: 25/06/2026 às 19h:14 Última atualização: 25/06/2026 às 19h:15
Publicidade

O Fórum Municipal de Educação (FME) de São Leopoldo realizou, nesta quinta-feira (25), a entrega oficial do Plano de Ação e do Cronograma de Trabalho para a construção do novo Plano Municipal de Educação (PME). O documento foi apresentado ao prefeito Heliomar Franco e, posteriormente, ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores e à Comissão de Educação do Legislativo.

Publicidade

Fórum Municipal de Educação entrega plano de ação e cronograma de trabalho aos poderes Executivo e Legislativo



Fórum Municipal de Educação entrega plano de ação e cronograma de trabalho aos poderes Executivo e Legislativo

Foto: Daiane Mendes Luz/Prefeitura de São Leopoldo

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP

A iniciativa marca uma nova etapa no processo de elaboração e atualização dos objetivos, metas e estratégias educacionais do município, reforçando o compromisso com a qualidade da educação pública. A proposta prevê uma construção baseada na participação social, em dados técnicos e em evidências que subsidiem políticas públicas alinhadas à realidade local e às necessidades da comunidade escolar.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 14 de abril deste ano e serve como referência para a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação em todo o país. O documento está estruturado em 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias.

PME

Em São Leopoldo, o PME teve sua elaboração iniciada em 2013 e foi instituído por lei em 2015, estabelecendo metas e estratégias para o desenvolvimento da educação ao longo de 10 anos. Após mais de uma década de vigência, o documento passa agora por um importante processo de avaliação dos resultados alcançados, monitoramento das metas e definição de novas diretrizes para o próximo decênio de 2027 a 2036.

Publicidade

Durante o evento, os integrantes do Fórum destacaram a importância de promover uma ampla escuta junto à comunidade escolar e às diferentes entidades da sociedade civil. O processo culminará na realização da Conferência Municipal de Educação, garantindo a participação democrática na definição das futuras diretrizes do setor.

LEIA MAIS: Cecrei promove feijoada solidária para arrecadar doações ao Banco de Alimentos Vale do Sinos 

A secretária-adjunta de Educação, Cristiane Roos, ressaltou a evolução dos mecanismos de acompanhamento do PME e a importância do planejamento para o futuro da educação no município. Segundo ela, os avanços tecnológicos e a sistematização das informações permitem qualificar o monitoramento das metas e subsidiar decisões mais assertivas para a rede de ensino.

Publicidade

“Quando sonhamos com o primeiro Plano Municipal de Educação, não tínhamos uma plataforma estruturada para reunir dados e acompanhar os indicadores. Hoje, contamos com informações que nos permitem analisar resultados, identificar desafios e planejar os próximos 10 anos com responsabilidade e mais assertividade”, destacou Cristiane.

Encontro

Entre os temas debatidos no encontro, estiveram o diagnóstico das metas educacionais, a avaliação dos avanços alcançados e o planejamento de ações para garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Ao receber o documento, o prefeito Heliomar Franco reafirmou o apoio da administração municipal ao trabalho desenvolvido pelo Fórum e destacou a importância de olhar para o futuro da educação. “É fundamental olhar para o futuro, para as inovações e transformações que estão chegando, sempre respeitando os processos pedagógicos. Vocês tem liberdade para conduzir os trabalhos e construir as discussões necessárias para o fortalecimento da educação em São Leopoldo.”

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal, Fabiano Haubert, também manifestou apoio ao trabalho desenvolvido pelo Fórum e colocou o Legislativo à disposição para contribuir com as discussões e construções coletivas.

Publicidade