Com a contínua redução de seu nível, na tarde desta terça-feira (21) o Rio dos Sinos registrou marca abaixo dos 5 metros apenas pela segunda vez neste mês de maio.
LEIA MAIS SOBRE A CATÁSTROFE NO RS
Às 16h15 desta terça, o sistema da ANA/CPRM apontava o nível em 4,96 metros, mesmo apontamento observado às 22h30 do dia 1º de maio, durante o pior período de chuvas e que acabou resultando na maior enchente da história do município e do Estado. Conforme o sistema de telemetria, somente naquele dia 1º, o rio subiu meio metro.
Os 4,96 metros registrados naquele dia eram o maior nível do Rio dos Sinos no ano até então. Depois, com a continuidade das chuvas, o nível chegou ao ápice histórico, com 8,20 metros na madrugada do dia 4 de maio.
Declínio
O declínio das águas do Sinos ainda é lento em São Leopoldo. Na tarde desta terça, o nível vem recuando 1 centímetro por hora. Às 7h, segundo o painel de dados hidrológicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o nível estava em 5,07 metros. Com a redução, o status passou de “Alarme” para “Alerta” na cidade.
Previsão do tempo
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva retorna em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (21). Inicialmente, a chuva não afetará todas as regiões, mas entre a quinta e a sexta alcançará todo o território gaúcho.
Na quarta-feira, uma frente fria avança para o Oeste e o Sul gaúcho e causa pancadas de chuva. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens. À tarde, faz calor e os vales podem ter temperaturas acima de 30°C. Entre a tarde e a noite, pode chover no Centro e no Noroeste gaúcho.
Na quinta-feira, essa frente avança e a precipitação toma conta do RS. Na sexta-feira, uma baixa pressão provoca chuva e vento forte. Algumas cidades gaúchas devem ter entre 50 mm e 100 mm no acumulado até sexta-feira.
No fim de semana, ar polar ingressa e a temperatura despenca, deixando a sensação térmica bastante baixa.
LEIA TAMBÉM