CULTURA

Livros relacionados à imigração alemã são lançados no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Saiba mais sobre as obras apresentadas no evento que aconteceu na tarde deste sábado (26)

Publicado em: 26/08/2023 17:41
Última atualização: 17/10/2023 19:51

Foram lançados neste sábado (26) à tarde, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), três livros relacionados com a história da imigração alemã. A Editora Oikos, junto ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL), com apoio de Stihl e Sicredi Pioneira, promoveu a ação.

Livros relacionados à imigração alemã são lançados no Museu Histórico Visconde de São LeopoldoGES-Especial
Livros relacionados à imigração alemã são lançados no Museu Histórico Visconde de São LeopoldoGES-Especial

Os livros lançados são: "Os primórdios da Colônia Alemã de São Leopoldo" - reprodução fac-símile da Revista do Archivo Público do Rio Grande do Sul-1924, com relatos de João Daniel Hillebrand e outras personalidades; "Duzentos anos de imigração alemã no Brasil: flagrantes", de Arthur Blásio Rambo; e "Imigrantes alemães em São Leopoldo (1824-1937)", dos autores Wilhelm Wolf e Martin Dreher.

Junto ao lançamento, houve a venda dos livros e também sessão de autógrafos dos autores.

Mais informações sobre os livros e como adquiri-los podem ser enviados pelo contato de e-mail: vendas@oikoseditora.com.br.

Conheça as obras

  • "Os primórdios da Colônia Alemã de São Leopoldo" tem 536 páginas mais um encarte, totalizando 576 páginas. A obra é uma reprodução fac-simile da Revista do Archivo Publico do Rio Grande do Sul, datada de 1924, pelo centenário da imigração alemã. "É uma riquíssima documentação de Hillebrand e outras personalidades com fontes primárias relativas à Colônia Alemã de São Leopoldo, inclusive sobre a Real Feitoria do Linho Cânhamo, antes da vinda dos imigrantes", disse o editor, proprietário da Editora Oikos e membro do IHSL, Erny Mügge.
  • "Duzentos anos de imigração alemã no Brasil: flagrantes" tem 428 páginas. O autor, segundo a Editora, dedicou grande parte de sua trajetória a investigações, pesquisas e reflexões com foco nos diversos aspectos da inserção dos imigrantes alemães e de seus descendentes na sociedade brasileira. "A presente obra compõe-se de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior e de textos inéditos, produzidos nos últimos anos", ressaltou Mügge.
  • "Imigrantes alemães em São Leopoldo (1824-1937)" tem 152 páginas. A Editora destaca que este livro contém um minucioso levantamento de mais de 4.500 sobrenomes, provenientes de 1.090 localidades dos imigrados. "O que temos neste livro (reproduzido nesta edição em fac-simile) é uma pequena amostra do que foi o afluxo plural de imigrantes para a Colônia Alemã de São Leopoldo em seus primórdios", avaliou Mügge.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas