SÃO LEOPOLDO

Momento do Empreendedor da Acist-SL celebra os 104 anos da entidade

Evento comemorou aniversário da instituição e contou com palestra do prefeito Ary Vanazzi

Publicado em: 21/03/2024 17:48
Última atualização: 21/03/2024 17:49

A primeira edição do Momento do Empreendedor de 2024 foi ainda mais especial para a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), nesta quinta-feira (21). Na data, além de receber a palestra do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a entidade celebrou 104 anos de existência no município.

Primeiro Momento do Empreendedor da Acist em 2024 - palestra com Ary VanazziPriscila Carvalho/GES-Especial
Primeiro Momento do Empreendedor da Acist em 2024 - homenagem ao ex-presidentePriscila Carvalho/GES-Especial
Primeiro Momento do Empreendedor da Acist em 2024Priscila Carvalho/GES-Especial

Abrindo o evento, o presidente da entidade, Daniel Klafke, ressaltou que neste ano a cidade celebra o Bicentenário da Imigração Alemã, e que, inserida na história leopoldense, a Acist completa mais um aniversário, buscando contribuir para o desenvolvimento de São Leopoldo e da região.

“Nosso histórico tem fatos importantes com relação a isso: de ser parceiro no desenvolvimento econômico. A gente entende que o desenvolvimento econômico é fator importante de geração de prosperidade, de impacto positivo, tanto sociais, ambientais, de segurança. Tudo começa por ter uma sociedade próspera, para as coisas funcionarem, para as coisas de movimentarem”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

Homenagem

Logo após, uma homenagem foi feita ao sócio-fundador e presidente do Conselho Administrativo da HIGRA, Silvino Geremia, que presidiu a Acist entre 1988 e 1990. Geremia faleceu há 1 mês. No telão do encontro, que foi realizado na sede social da Acist, um vídeo gravado pelo ex-presidente para o centenário da Acist foi passado e bastante aplaudido pelos presentes.

Ex-presidentes destacam integração

Além de autoridades municipais e da região, o Momento do Empreendedor contou ainda com a participação de ex-presidentes da entidade. À reportagem, eles destacaram a importância da Acist para a comunidade leopoldense nesses 104 anos. “Como um membro da comunidade, ela busca a integração das outras entidades, bem como dos empresários, e dá respaldo de ter um braço, um aporte quando há uma necessidade”, disse Luiz Calgaroto, presidente na gestão 2010/2011. “Nesse aporte a gente vê que a entidade está forte, unida e sempre buscando uma luz para melhor servir os seus associados”, concluiu.

“A Acist está aqui para apoiar todos os segmentos do empresariado em geral e isso é uma sinergia que envolve todo mundo”, colocou o presidente na gestão 2018/2019, Oldemar Brahm, afirmando que a instituição trabalha para a sociedade. “O bom é que a Acist consegue reunir todo mundo, discutir coisas juntas, dar ideias de um empresário para outro. Essa integração é muito interessante”.

Investimentos para o Bicentenário

O prefeito Ary Vanazzi ministrou a palestra “A São Leopoldo Bicentenária: Valorizando o passado, fazendo o futuro!”, em que destacou os investimentos feitos nos últimos meses e que foram programados para as comemorações do Bicentenário, como: o projeto 3 Mil Talentos TI; o programa Nova Saúde São Léo; o Pavimenta São Léo; os recursos destinados à saúde, educação, segurança e assistência social; as obras de novas adutoras, pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae); e a revitalização da Rua Independência – a qual se referiu como “a maior obra que a cidade já teve nos últimos 100 anos”.

“Em 2017, éramos a 12ª, 13ª economia. Hoje, São Leopoldo é a 7ª economia do Estado do Rio Grande do Sul, com a perspectiva de 2028 conseguirmos ser a 4ª economia do estado”, projetou Vanazzi.

Após a palestra, foi aberto um espaço de perguntas ao prefeito, mediado pelo presidente da Acist, Daniel Klafke. Após o encerramento, Klafke avaliou o evento. “Foi positivo para a cidade, para a sociedade. Foram colocados temas relevantes. O ponto focal era a imigração, mas, no fim, a pauta foi para coisas mais amplas e acho que isso foi bem positivo”, opinou.

“Foi um fórum bem produtivo. Todo mundo leva bastante coisas: as empresas levaram a visão da prefeitura, prefeitura leva a visão das empresas e acho que isso é muito saudável”, finalizou Klafke.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas