abc+

SÃO LEOPOLDO

Operação Postes Risco Zero já retirou mais de 13 toneladas de fios soltos das ruas

Ação, que começou no Centro e agora atua nos bairros, tem mais uma edição programada para esta quinta-feira (25), na Avenida Caxias do Sul

Priscila Carvalho
Publicado em: 24/06/2026 às 10h:47 Última atualização: 24/06/2026 às 10h:47
Publicidade

Mais de 13 toneladas de fios e cabos sem uso, soltos nos postes e pelas ruas, já foram recolhidos na Operação Postes Risco Zero, realizada pela Prefeitura leopoldense desde o início do ano passado.

Publicidade

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade e Obras (Semob), RGE e operadoras de telefonia e internet, e visa solucionar o problema de fios soltos em postes, promovendo a retirada de fiação irregular e inutilizada que compromete a segurança da população e a organização do espaço urbano.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Desde abril de 2025, a operação vem sendo executada quinzenalmente (conforme as condições climáticas), uma rua por vez, sendo a área central a primeira a receber as equipes.

Última edição da operação ocorreu na Avenida Caxias do Sul, no bairro Rio dos Sinos, no dia 11 de junho



Última edição da operação ocorreu na Avenida Caxias do Sul, no bairro Rio dos Sinos, no dia 11 de junho

Foto: Divulgação/Semob

“Sólida parceria”

Secretário adjunto da Semob, David Santos diz que a avaliação até aqui é extremamente positiva. “A cada edição, percebemos uma melhoria significativa na organização visual da cidade e, principalmente, no aumento da segurança para pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pelas vias de São Leopoldo”, iniciou, lembrando que 27 edições da operação já foram realizadas.

Publicidade

“Outro aspecto importante é a sólida parceria construída entre o Município, a RGE e as operadoras de telecomunicações. Esse trabalho conjunto tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa e demonstra o comprometimento de todos os envolvidos com uma cidade mais segura, organizada e bem cuidada”, acrescentou. “Embora tenhamos enfrentado alguns ajustes no cronograma em razão dos períodos de chuva dos últimos meses, os trabalhos seguem dentro do planejamento previsto”, ponderou o secretário adjunto.

Frio polar no RS: Cidade gaúcha despenca para -5,6°C e registra menor mínima na manhã mais fria do ano

Valorização e segurança

Para Santos, a operação vai além da retirada de fios inutilizados. “Ela representa cuidado com os espaços públicos, valorização da paisagem urbana e mais segurança para a população. Por isso, destacamos e agradecemos o empenho de todas as equipes que atuam diretamente nas ruas a cada edição da operação.”

Publicidade

Quase 3 toneladas retiradas só na Feitoria

Em novembro de 2025, a operação foi concluída no Centro e chegou às ruas e avenidas do bairro Feitoria. Somente lá, 2,9 toneladas de materiais foram recolhidos. “O bairro Feitoria é o maior de São Leopoldo e, por isso, demandou um trabalho mais intenso, resultando na retirada de uma grande quantidade de fios inutilizados. Atualmente, a Operação Poste Risco Zero está sendo realizada no bairro Rio dos Sinos, especificamente na Avenida Caxias do Sul”, disse David Santos.

Além das ações já realizadas na área central, o secretário adjunto ressaltou que as equipes retornaram recentemente ao Centro para atender uma demanda antiga na ponte da Avenida Mauá. “Promovendo a retirada de cabeamentos obsoletos e melhorando a segurança e a organização da rede aérea”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: São Leopoldo Fest terá mais de cem atrações em cinco dias de festa

Próxima edição ocorre amanhã, na Avenida Caxias

A edição mais recente da operação ocorreu no dia 11 de junho, na Avenida Caxias do Sul, onde a ação precisará ser feita em duas etapas. Nesta quinta-feira (25), as equipes voltam ao trecho para concluir os trabalhos.

Segundo David Santos, a próxima etapa contemplará toda a extensão da Avenida Feitoria, seguindo até a rótula da Avenida São Borja. “Na sequência, os trabalhos avançarão por toda a Avenida São Borja”.

Publicidade

Além da RGE, 11 empresas participam atualmente da Operação Poste Risco Zero: Ponto Com; Sebratel; Telemont; Caiweb; Claro; Sim Digital; CleanNet; Vivo; Di Ferrari; New Life; e Vital.

“Estamos buscando melhorar cada vez mais nossa comunicação com as operadoras, e correr atrás do prejuízo. Foram anos sem fiscalizar esses fios soltos, e sem diálogo com as empresas. Agora está andando tudo alinhado. Infelizmente temos alguns casos onde grandes veículos acabam derrubando fios, mas buscamos resolver essa cobrança sempre o mais rápido possível com as operadoras”, destacou o secretário adjunto.

Publicidade

Avenida Caxias do Sul recebe nova edição da operação nesta quinta-feira (25)



Avenida Caxias do Sul recebe nova edição da operação nesta quinta-feira (25)

Foto: Divulgação/Semob

Denúncias podem ajudar 

Santos também lembrou que a população pode denunciar locais com fios soltos e inservíveis. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso da operação. As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria Municipal, através do telefone 156, ou presencialmente no Centro Administrativo, junto à Semob. O envio de fotos ajuda na identificação e agiliza a análise da situação, mas não é obrigatório”, salientou.

Publicidade
Publicidade