CAMINHADA

Passeio cultural e que ressalta a história de São Leopoldo é o destaque da Walk Tour

Primeira edição do ano da Iniciativa, que visa apresentar pontos leopoldenses, aconteceu sábado

Publicado em: 08/04/2024 10:10
Última atualização: 08/04/2024 13:53

Um passeio por pontos turísticos e a oportunidade de conhecer um pouco da história leopoldense, no ano em que se comemora o Bicentenário da Imigração Alemã na cidade. A primeira edição da Walk Tour em 2024 proporcionou diversas vivências aos participantes, nas duas ações realizadas no último sábado (6), pelo Centro Histórico de São Leopoldo.

Walk Tour em São Leopoldo passou pela Praça do Imigrante no sábado (6)Priscila Carvalho/GES-Especial
Ponte 25 de Julho foi uma das apresentadas nesta edição do passeioPriscila Carvalho/GES-Especial
História do Casarão Blauth – atual sede da Secretaria de Meio Ambiente – e o Museu do Rio também estiveram no roteiro do Walk Tour em São Leopoldo no sábado (6)Priscila Carvalho/GES-Especial
História do Casarão Blauth – atual sede da Secretaria de Meio Ambiente – e o Museu do Rio também estiveram no roteiro do Walk Tour em São Leopoldo no sábado (6)Priscila Carvalho/GES-Especial

Iniciativa da Interventura Urbana e Old São Leopoldo, desta vez, a ação destacou a Praça do Imigrante e seu entorno, a Ponte 25 de Julho, o Casarão Blauth – atual sede da Secretaria de Meio Ambiente – e o Museu do Rio. Além disso, passou também pela Praça Tiradentes, a Igreja Matriz e as antiga sede da prefeitura leopoldense e da Unisinos. O roteiro encerrou no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.

Arquiteta e urbanista e sócia da Interventura, Julia Rolim explica que a Walk Tour é uma caminhada histórica, cultural, turística e arquitetônica, que visa ressaltar São Leopoldo. “É uma caminhada para que as pessoas conheçam um pouquinho da história da cidade e fazer com que elas tenham um olhar mais afetuoso por esse lugar”, ponderou. “Isso também desperta um senso de pertencimento, porque não é a mesma coisa: andando de carro eu tenho uma percepção, andando a pé, tenho outra”.

Patrimônio histórico

Criador do Old São Leopoldo e estudante de História, Mateus do Nascimento é o condutor do passeio, contando a história de todos os pontos visitados, curiosidades e mostrando fotos de como eles eram antigamente, dando abertura também para colaborações dos participantes. “Sempre tem boas contribuições e é sempre diferente”, comentou. “A ideia é apresentar o patrimônio histórico, porque muita gente mora aqui e não conhece, além de muitos que vêm de fora para morar aqui e moradores de outras cidades que vem participar da Walk Tour também”, complementou.

Mais quatro edições em 2024

Conforme Julia, mais quatro edições da Walk Tour São Leopoldo estão programadas para acontecer em 2024. As datas e horários serão divulgadas pelas redes sociais da Interventura Urbana (@interventura.urb) e da Old São Leopoldo (old_saoleopoldo).

Nesta edição, a Walk Tour contou com o patrocínio da Sicredi Pioneira e apoio da Imobiliária São Luiz, Majestic Drinks, Beth Renz Imprensa e Relacionamento, Estúdio Ver e Prefeitura de São Leopoldo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas