abc+

SAÚDE

Postos de saúde já registram movimento em busca da vacina contra a gripe

Campanha nacional de imunização começou nesta segunda-feira (25) e, em São Leopoldo, UBSs já têm procura; relembre os grupos prioritários da ação e veja onde se vacinar

Priscila Carvalho
Publicado em: 26/03/2024 às 14h:08 Última atualização: 26/03/2024 às 14h:08
Publicidade

O primeiro dia da Campanha de Nacional de Vacinação contra a Gripe já levou bom movimento às Unidades Básicas de Saúde (UBS) leopoldenses.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), Karen Carvalho, percebeu uma mudança positiva na movimentação em relação à campanha do ano passado. “Sinto uma expectativa muito grande da população, nas perguntas por datas, locais. Diferente do ano passado, quando não havia um interesse. A procura começou desde cedo. Acredito que seja consequência do cenário de Covid e de Influenza grave. Hoje, essas doenças já chegam a 43% das internações hospitalares. A população faz certo em ir buscar imunização cedo”, destacou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO



Grupos

Nesta fase da campanha, a proteção está disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde (públicos e privados), gestantes (qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), professores, povos indígenas, idosos de 60 anos ou mais, população de rua, profissionais das forças de segurança e portadores de doenças crônicas.

Na UBS Materno Infantil, muitos já buscaram sua dose. Morador do Centro, Marcus Cesar de Paula, 65 anos, já faz a vacina há anos e, ontem, procurou se imunizar logo pela manhã. “Eu sou diabético. Como minha imunidade é baixa e vi que a vacinação estava aberta, já vim fazer”.

Morador do bairro Santa Marta, José Carlos Rezzoagli, 72 anos, mostrou as últimas carteiras de vacinação, com todas as doses bem atualizadas, tanto da gripe quanto da Covid. “Faço para a minha proteção, para me cuidar”.

A mãe de Davi, de 6 meses, Lisiane Loechner Tonello, 35 anos, foi informada da vacinação pela pediatra do bebê e já aproveitou o primeiro dia de campanha para levar o pequeno. “Quanto antes trazer, melhor. Procuro estar sempre em dia com as vacinas dele”.

Locais e horários de atendimento

Em São Leopoldo, as unidades básicas que oferecem a vacina da gripe são: Cohab Feitoria, Imigrante, Padre Orestes, Cohab Duque, Campina, São Cristóvão, Santa Marta, Vicentina, Scharlau, Brás, Materno Infantil, Pinheiros, Santos Dumont, Centro do Idoso, Paim, Rio dos Sinos, Rio Branco, Madezatti e Santo André.

De acordo com a Semsad, as UBSs leopoldenses atendem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Quatro unidades básicas trabalham em horário estendido: Campina e Vicentina, que atendem até as 19h, e Cohab Feitoria e Brás até as 20h, sem fechar ao meio-dia.

Por conta do aumento de casos de doenças respiratórias e por determinação de decreto municipal, é necessário o uso de máscaras dentro das unidades.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade