SÃO LEOPOLDO

Prefeitura recolhe 20 toneladas de lixo descartados irregularmente no bairro São Miguel

Cinco viagens com o caminhão cheio foram necessárias para retirar todos os resíduos; comunidade se junta para ajudar e plantas mudas em ponto de descarte para inibir ações

Publicado em: 01/02/2024 16:10
Última atualização: 01/02/2024 16:11

Cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidos pela Diretoria de Limpeza Pública de São Leopoldo, em operação de limpeza em ponto na Avenida Thomaz Edison, no bairro São Miguel, nesta semana. Conforme a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) foram necessárias cinco viagens com o caminhão cheio para recolher todos os resíduos extradomiciliares descartados irregularmente no local.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

Placas de proibido colar lixo foram instaladas e comunidade soma esforços, plantando mudas em pontos de descarte para inibir ações Foto: Rafaela Reis/Prefeitura de São Leopoldo

Na quarta-feira (31), após a limpeza total da área, foram instaladas placas de proibido descarte irregular de resíduos, conforme prevê o Código de Limpeza Pública, Lei 9.145/2019, que especifica as diretrizes sobre a coleta, destinação, disposição de resíduos, assim como informações sobre a fiscalização e multas.

Comunidade plantou mudar para inibir ações

Atualmente, existem em torno de 48 locais considerados focos de lixo na cidade, que são acompanhados pela Semurb e limpos constantemente.

A Semurb ressalta que é necessário um trabalho em conjunto, da gestão pública com a comunidade, para somar esforços e tornar uma cidade mais limpa e consciente. Foi assim que alguns moradores da Vila Paim, no bairro São Miguel, fizeram: se juntaram para plantar mudas de flores em pontos onde muitos descartam lixo em lugar inapropriado, na tentativa de inibir que essas situações continuem a ocorrer. “Nós moramos e trabalhamos aqui na volta, vemos o povo jogar lixo aqui o tempo todo. Diversas vezes vemos a prefeitura limpar e horas depois o pessoal já está sujando de novo. Então decidimos agir”, disse o morador Carlos da Silva.

  1. São Leopoldo com alto risco de contaminação para dengue; já são 64 casos neste ano

Como denunciar

“A gente pede que a população nos ajude desta maneira, denunciando para a fiscalização caso haja necessidade e incentivando os vizinhos a descartar em local apropriado. É fundamental a participação da comunidade para nós conseguirmos avançar”, destacou o titular da Semurb, Sandro Lima.

Para denúncias de descarte irregular de resíduos, onde há flagrante com provas, o WhatsApp (51) 99337-6656, da fiscalização da diretoria de limpeza, está disponível.

Cidade tem três ecopontos

Hoje existem três ecopontos em São Leopoldo: nos bairros Scharlau, Feitoria e Duque de Caxias. Nestes locais, os cidadãos podem descartar gratuitamente até 1 metro cúbico por dia de resíduos, como pneus, móveis, restos de podas e entulhos da construção civil.

- Ecoponto Feitoria – Avenida Feitoria, nº 3.561 (próximo ao condomínio Minuano)
Horários: Segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.

- Ecoponto Scharlau – Rua Leopoldo Albino Scherer, nº 430
Horários: Segunda a sexta, 7h30 às 12h e 13h às 17h15. Sábado, 7h30 às 12h e 13h às 16h15.

- Ecoponto Duque de Caxias – Rua Nereu Ramos, nº 371, esquina com a Rua Porto Velho (próximo a Escola Estadual Profª Helena Câmara).
Horários: Segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas