abc+

Novo endereço do Legislativo capilé

Vereadores devem definir em breve o prédio onde a Câmara de São Leopoldo funcionará

Contrato de aluguel deve ser assinado na próxima semana, segundo diretor do Legislativo leopoldense

ico_abcmais_azul
Publicado em: 01/09/2023 às 17h:59 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:08
Publicidade

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo está prestes a ter sua nova sede. Ela deve ser instalada em um prédio no bairro Rio dos Sinos, na Rua Assembleia Provincial, esquina com a Rua Marechal Rondon. A edificação fica na quadra da antiga indústria de borracha Borbonite.

Nova sede da Câmara vai ficar no bairro Rio dos Sinos



Nova sede da Câmara vai ficar no bairro Rio dos Sinos

Foto: Divulgação

Desde 2016, o Legislativo, que hoje funciona no prédio histórico que é de propriedade do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais (Iaps), busca um novo local, pois não tem mais espaço físico para seu pleno funcionamento e também porque qualquer intervenção no local tem que respeitar várias questões relativas à preservação do patrimônio da cidade.

O contrato com o proprietário do novo prédio deve ser assinado na próxima semana, conforme a direção do Legislativo. Mas, segundo o diretor da Câmara, Leandro Lemes, na terça-feira (5) , antes da sessão, no plenário, o engenheiro apresentará aos vereadores o projeto de como ficará o Legislativo na nova sede. “Depois disso, possivelmente na quinta-feira, deve ser assinado o contrato”, afirma.

Na segunda-feira (4) e também na quarta-feira (6), o diretor e o presidente da Câmara, Marcelo Dentinho (PTB) devem levar os vereadores para conhecer a futura sede. A projeção é que , se tudo correr sem problemas, em dezembro a Câmara já funcione neste novo endereço no bairro Rio dos Sinos.

Espaço amplo

O prédio onde deverá ser instalada a Câmara de Vereadores de São Leopoldo tem quatro andares, sendo 747,50 metros quadrados por pavimento e mais 48,40 m2 de de área técnica de um total de 3.038,40m².

“Hoje tem um plenário, na nova sede terá dois: um para os vereadores e outro para atividades da comunidade, entidades, da Prefeitura”, explica, ressaltando que tem Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e 100% de acessibilidade. O local também terá cinco salas de reuniões – hoje a Câmara tem apenas uma.

O aluguel mensal, conforme o diretor, será de R$ 38 mil. Atualmente, a Câmara paga quase R$ 40 mil mensal ao Iaps.

A Câmara já havia anunciado em maio deste ano a sua transferência para um prédio no Cristo Rei, mas o contrato acabou não sendo fechado por questões documentais. Por isso, a Casa Legislativa leopoldense buscou uma nova locação. 

  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade