abc+

Secretaria de Trânsito em Canoas flagrou nada menos que 80 motoristas bêbados em 37 dias

Média registrada pelo departamento em Canoas é de 16 motoristas alcoolizados por semana ou dois por dia. Além da direção perigosa resultado da imprudência e bebida alcoólica no trânsito, o excesso de velocidade é outro problema

Publicado em: 24/02/2023 às 10h:01 Última atualização: 25/01/2024 às 09h:10
Publicidade

Desrespeito nas vias de Canoas preocupa autoridades



Desrespeito nas vias de Canoas preocupa autoridades

Foto: PAULO PIRES/GES

O recente episódio de um motociclista flagrado na velocidade de 109km/h na avenida Guilherme Schell, em frente à estação Petrobrás, onde o limite de velocidade é de 60km/h colocou em evidência o desrespeito e a imprudência no trânsito de Canoas.

De acordo com Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), as vias com mais registros de infrações e acidentes são as avenidas, Guilherme Schell, Boqueirão e do Nazário. “Estamos trabalhando com três pilares: orientação, sinalização e fiscalização. Temos como objetivo reduzir a violência no trânsito e para isso estamos colocando em prática ações que visam não apenas coibir atos ilegais, mas conscientização da população”, destaca o secretário adjunto de Trânsito e Transportes, Lucas Lacerda.

A blitz Balada Segura está sendo feita semanalmente em pontos estratégicos da cidade. De janeiro a fevereiro deste ano, 80 condutores foram autuados por dirigir alcoolizados. “A alcoolemia tem sido um dos principais problemas identificados nas abordagens. Pedimos a colaboração de todos para um trânsito mais seguro. Bebida e direção não combinam”, reforça Lucas.

No ano passado, a Avenida Rio Grande do Sul e o cruzamento da Rua Monte Castelo com a São Francisco receberam melhorias na sinalização, como a colocação de semáforo (cruzamento), pintura e colocação de novas placas. “O resultado estamos vendo agora, ou seja, houve redução de acidentes nessas vias. É um avanço significativo. Continuamos os estudos para a possibilidade da implantação de novos semáforos em outras vias do município”, evidencia o secretário.

Lucas diz que embora a sinalização seja indispensável, também é necessário que condutores e pedestres respeitem às leis e boas práticas no trânsito.

Novos semáforos

O secretário adjunto fala sobre o processo necessário para que seja aprovado a colocação de um semáforo. “É obrigatório que seja feito um estudo, ele leva em média um ano para ficar pronto. São muitos variáveis que precisam ser analisadas”, afirma Lucas.

O fluxo de veículos por minuto, estatísticas de acidente do local e os tipos de veículos que trafegam na região estão entre os critérios levados em consideração no estudo. “Qualquer cidadão pode solicitar por meio do CAC e das subprefeituras a implantação de semáforos”, finaliza o secretário.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade