PROBLEMA SEM SOLUÇÃO

VÍDEO: Água vertendo de tomadas e bicos de luz em posto de saúde assusta moradores da região

Secretário de Saúde promete melhorias emergenciais no telhado da principal unidade de saúde de Araricá

Publicado em: 05/01/2024 11:04
Última atualização: 05/01/2024 22:39

Usuários do posto de saúde Dom Inácio de Loyola, pronto-atendimento localizado no Centro de Araricá, ficaram assustados e registraram em vídeos o momento em que um grande volume de água escorreu de tomadas e bicos de luz na última quinzena de 2023. A água que saiu das entradas elétricas inundou todas as salas da principal unidade de saúde do município, no dia 15 de dezembro.

Veja o vídeo

 

O caso virou assunto na cidade e repercutiu na Câmara de Vereadores. A vereadora Jordana Manuela de Lima (Republicanos) usou seu espaço na última sessão do ano para cobrar providências e denunciar o que considera descaso da administração com o posto de saúde. Os vídeos gravados por usuários foram encaminhados para a parlamentar no mesmo dia do incidente.

Fachada de loja cai e "estouro forte" assusta moradores; veja vídeo de como ficou o local

Segundo Jordana, desde 2021 ela e demais parlamentares cobram melhorias e manutenções no posto, mas lamenta que os pedidos são ignorados. Ainda conforme ela, as infiltrações são antigas devido à falta de reparo na prontolaje e seguidamente há janelas com vidro quebrados, além de rachaduras e problemas de limpeza no prédio. “Não é por falta de verba, pois somente as vereadoras de Araricá trouxeram R$ 1,6 milhão em emendas para o município e 50% deste recurso deveria ser aplicado na saúde”, afirma.

A vereadora também ficou espantada com o que considera falta de responsabilidade por parte dos gestores municipais, que mantiveram o atendimento no posto de saúde 24 horas mesmo diante do risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Embora ninguém tenha ficado ferido, como profissional de saúde [a vereadora é técnica em enfermagem], Jordana argumenta que os profissionais do posto e os moradores que estavam em atendimento naquele dia correram risco. “O local tinha que ter sido evacuado imediatamente, e o posto deveria ter sido interditado por segurança, mas nada disso aconteceu”, lamenta.


Água verteu de tomadas e bicos de luz no principal posto de saúde de Araricá Foto: Divulgação

Problema ainda não foi solucionado, mas secretário garante que é prioridade

O secretário de Saúde, Ari Alberto Schrepp, explica que o problema ainda não foi solucionado. Contudo, afirma que tem trabalhado para a solução venha logo. Para o gestor, a infiltração de água aconteceu devido a uma chuva torrencial que atingiu Araricá no dia 15 de dezembro.

Logo após o fato, segundo Schrepp, a equipe de engenharia da prefeitura fez uma vistoria no local. “O engenheiro sobrevoou o posto com um drone e identificou alguns problemas, como no dimensionamento das calhas, que são ralas e com canos finos, que acabaram não absorvendo o grande volume de água”, detalha.

O secretário aguarda um laudo completo da situação para decidir o tipo de manutenção que será realizada no telhado. “Não sei se teremos que trocar todo o telhado ou se vamos construir outro sobre o prédio”, explica. Ari Schrepp pontua que haverá um esforço para que o serviço ocorra sem que seja necessário suspender o atendimento no local. “Vamos encontrar uma solução definitiva, mas não podemos parar o atendimento”, pontua.

Prefeitura de Araricá emite nota sobre o alagamento do posto de saúde

Nesta sexta-feira (5), depois da entrevista do secretário de Saúde e da publicação deste conteúdo, a prefeitura de Araricá emitiu nota sobre o incidente no posto de saúde. Confira o texto abaixo, na íntegra.

"Na referida oportunidade em que resultou no gravado vídeo com água escorrendo pelas tomadas e bicos de luz junto à Unidade de Saúde Dom Inácio de Loyola, faz-se imprescindível registrar que nossa cidade foi assolada por um grande temporal com volume anormal de chuva, precedido por fortes ventos, que arrancaram parte dos telhados de várias edificações locais.

No referido posto de saúde, infelizmente o sistema de calhas não suportou o volume de 84 mm de água, o que rendeu acesso da água a parte interna. As imagens, gravadas por uma funcionária da casa de saúde, tiveram o intuito de repasse para o Executivo, em grupo de trabalho no WhatsApp, a fim de dar ciência para que fossem tomadas as medidas cabíveis, que são do interesse de toda a comunidade, inclusive do poder público.

Ressaltamos que o telhado de tal edificação, bem como dos demais prédios públicos, se encontram em dia com sua manutenção, tendo sido este fato isolado e ocorrido em razão da força da natureza.

As manutenções periódicas podem ser confirmadas via nota fiscal do serviço prestado. Ocorre, ainda, que o município se encontra em situação de emergência, reconhecida pelo governo do Estado e aguarda homologação do governo federal para o recebimento de verba a fim de custear os reparos dos danos sofridos pela cidade em função da tempestade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas