AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: É verdade que TIM, Claro e Vivo liberaram acesso a sinal entre clientes das empresas no RS

Publicado em: 08/05/2024 15:34
Última atualização: 08/05/2024 15:35

Circula pelas redes sociais a informação de que, em razão das consequências das enchentes no Rio Grande do Sul, as empresas TIM, Vivo e Claro abriram as suas redes de telefonia no estado para que clientes de uma empresa possam acessar, temporariamente, a rede das outras duas. A informação é verdadeira. Para minimizar os problemas de telefonia nos municípios atingidos, as operadoras fizeram a liberação do roaming.


É verdade que TIM, Claro e Vivo liberaram acesso a sinal entre clientes Foto: Reprodução/Lupa

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“As operadoras Claro, TIM e Vivo abriram suas redes de telefonia no Rio Grande do Sul. Isso significa que um cliente TIM pode usar a rede da Claro onde só tiver ela funcionando, por exemplo”
– Texto que circula no WhatsApp

Verdadeiro

Em nota enviada à Lupa, a Conexis Brasil Digital — que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade no Brasil —, confirmou que as operadoras associadas que atuam no Rio Grande do Sul “habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar a rede disponível”. Isso significa que usuários da TIM, Vivo e Claro que estão no estado podem usar as redes das três empresas, e não apenas da sua operadora, caso ela não esteja funcionando. Ainda de acordo com a Conexis, a medida é gratuita e vale para todos os clientes com serviço ativo, seja com planos pós ou pré-pagos.

A assessoria de comunicação da Claro confirmou em resposta à Lupa a liberação do roaming, assim como a TIM. A Vivo também foi procurada, mas ainda não respondeu.

Importante: Para usar a rede aberta entre operadoras é preciso habilitar nos aparelhos celulares a opção Roaming e Seleção Automática de Operadora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasComprovaPaís
Matérias Relacionadas