abc+

ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL

Com promessa de economia e sustentabilidade, cidade de região muda sistema de iluminação pública

Processo de troca para lâmpadas de LED evou cerca de um ano

Eduardo Amaral
Publicado em: 10/01/2024 às 09h:00
Publicidade

O governo de Igrejinha finalizou em dezembro do ano passado a instalação de 4.950 pontos de iluminação pública trocando as antigas lâmpadas de vapor de sódio por novas que utilizam a tecnologia LED. O novo modelo busca garantir melhores resultados tanto econômicos quanto de iluminação.

Com uso de lâmpadas de LED, governo municipal projeta redução de custos e melhor iluminação para o município | abc+



Com uso de lâmpadas de LED, governo municipal projeta redução de custos e melhor iluminação para o município

Foto: Divulgação

A troca já estava na pauta do governo desde 2019, pois, de acordo com o prefeito da cidade, Leandro Horlle, este foi um dos gargalos identificados pela gestão municipal para implementar uma política mais sustentável. “Estabelecemos algumas metas precisando aliar sustentabilidade com economia com melhoria das condições das infraestruturas, e um dos grandes pontos que a gente se identificou foi justamente a iluminação pública”, explica o prefeito.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Segundo Horlle, ao longo desse período o governo analisou diferentes maneiras para custear a substituição da iluminação da cidade. Por isso, levou alguns anos para que o projeto avançasse. “Havia várias metodologias, várias formas de se fazer o processo, desde parcerias públicas, como alguns municípios estão fazendo, até a modalidade que adotamos.”

Para garantir os R$ 5,95 milhões necessários à instalação das lâmpadas de modelo LED, o governo municipal buscou investimento internacional. “Conseguimos o recurso de um fundo francês criado justamente para iniciativas de sustentabilidade como essas”, explica Horlle, lembrando que o responsável pela captação foi feita pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Horlle garante que o novo sistema de iluminação vai garantir uma redução de gastos do poder público. “Haverá um consumo menor e haverá uma economia por conta disso e paralelamente a isso vai ter uma redução ao longo do tempo da fatura de iluminação pública do município. O prefeito ainda defende que a nova iluminação vai garantir melhor visibilidade também. “Essa tecnologia que mesmo ela trazendo economia, ela garante uma luminosidade maior.”

Tempo de instalação

Com a definição da forma de financiamento, o projeto avançou e a instalação da nova iluminação da cidade iniciou ainda em 2022. Um ano depois, em dezembro do ano passado, toda a iluminação da zona urbana de Igrejinha já tinha sido substituída.

De acordo com o contrato, a empresa tem que fazer a manutenção e garantir o funcionamento dos equipamentos pelos próximos cinco anos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade