ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

FIMEC 2024: Indústria vai promover iniciativas sustentáveis para o setor calçadista; saiba quais serão as ações

Empresa da região vai unir tecnologia e reaproveitamento de resíduos do setor do couro e calçado na feira que começa na próxima terça

Publicado em: 07/03/2024 10:59
Última atualização: 07/03/2024 10:59

 A 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que inicia na próxima terça (12) e segue até a quinta (14), na Fenac, em Novo Hamburgo, vai unir inovação e reaproveitamento de resíduos.


Lixeiras produzidas pela Ambiente Verde para a Fimec 2024 Foto: Divulgação/Fenac

A feira coureiro-calçadista tem como tema "Inovação, tecnologia e impacto positivo no mundo" e firmou uma parceria com a empresa Ambiente Verde, com sede em Igrejinha, que também é patrocinadora do evento. A iniciativa permitirá que os visitantes da Fimec visualizem iniciativas sustentáveis que podem ser adotadas pelas indústrias do setor.

“Demonstraremos uma ambiência sustentável, juntamente com mais dois parceiros, a Ratoroi e a Ecosigns. Nesse espaço será apresentado como é possível inovar através do reaproveitamento inteligente de resíduos da indústria calçadista e dos resíduos plásticos da coleta seletiva”, destaca Alberto Luiz Wanner, sócio-diretor da Ambiente Verde.

A empresa realiza o reaproveitamento inteligente dos resíduos da indústria calçadista juntamente com os resíduos plásticos da coleta seletiva das famílias. Após receber esses resíduos, transforma-os em insumos e produtos de alto padrão. “Ou seja, transformamos resíduos em riqueza”, complementa.

Como vai funcionar?

A indústria recebe resíduos das empresas calçadistas, transforma-os em matéria-prima ou produtos sustentáveis. “Os produtos que serão apresentados na Fimec serão: palmilhas, embalagens, contrafortes, expositores, eco pisos e eco revestimentos de parede da construção civil, materiais de marketing e pontos de venda, expositores de lojas e um modelo de estande para eventos”, detalha Wanner. O espaço da Ambiente Verde ficará localizado logo na entrada da Fimec, após o credenciamento dos visitantes.

Além do espaço da empresa, a sinalização visual da Fimec e lixeiras que estarão presentes na feira serão de materiais sustentáveis. Elas foram produzidas a partir desse processo da indústria do Vale do Paranhana.

“Como uma feira que é referência no setor calçadista, precisamos ir além de só escolher a sustentabilidade como um tema. A partir dessa iniciativa, a Fimec reitera o compromisso de ser um exemplo e apresentar caminhos para tornar as indústrias cada vez mais sustentáveis”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.

Os números da empresa

A indústria de Igrejinha atua no desenvolvimento de produtos e soluções a partir de resíduos industriais e que junto com os resíduos domésticos forma o material reciclado chamado de ambiplast. Recentemente, a Ambiente Verde começou sua operação no novo espaço e deve gerar nos próximos anos cerca de 280 novos empregos. O investimento foi de R$ 13 milhões e a fábrica fica no Loteamento Moinho, às margens da RS-115.

De 2012 a 2023, a Ambiente Verde proporcionou benefícios socioambientais às empresas parceiras através do processo de reciclagem, totalizando: consumo de 38.462,75 tons de aparas industriais e coleta seletiva; redução de 48.816,92 tons na emissão de gases de efeito estufa; redução de 37.970,43 m³ de consumo de petróleo; redução de 14.300,45 m³ de consumo de água; e redução de 198.479 kW de consumo de energia.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas