A edição dos Jogos da Juventude 2024, realizada em João Pessoa (PB), foi marcada por grandes performances de jovens atletas do Rio Grande do Sul. Entre os destaques da delegação gaúcha, vários atletas das cidades de Canoas, Novo Hamburgo e Ivoti brilharam nas competições, conquistando medalhas e trazendo orgulho para suas comunidades.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, têm como objetivo reunir jovens talentos de todo o país, oferecendo uma plataforma de formação para futuras gerações de atletas. Com mais de 4,5 mil participantes e representações de todos os estados, o evento é uma vitrine do potencial esportivo do Brasil, especialmente para aqueles que têm até 17 anos.
Ouro no atletismo
Entre os atletas da região, a medalhista de ouro Maria Eduarda da Cunha, 15 anos, de Novo Hamburgo, foi um dos maiores destaques, conquistando o 1º lugar no salto em altura. Estudante da Instituição Evangélica (IENH), Maria Eduarda demonstrou talento, repetindo a conquista que a colocou no topo do Campeonato Brasileiro Sub-16. Técnico da campeã, Mario Kickhofel contou que ela treina de três a quatro vezes por semana. “Neste ano, ela teve um grande salto de qualidade nos resultados, ganhou a medalha de ouro no Brasileiro Sub-16. Agora, ela repete a medalha de ouro, fazendo a melhor marca do Brasil no ano, sendo a primeira do ranking brasileiro”, destacou orgulhoso.
A atleta saltou 1,66 metro, o que a coloca no ranking brasileiro nas categorias sub-16 e sub-18. “Liderar estes rankings é um privilégio e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Sei que essas conquistas não são apenas reflexo do meu esforço individual, mas de todos que estão ao meu lado, meus treinadores, familiares e amigos. Ser líder nesses rankings me dá a certeza de que estou no caminho certo, mas também me faz perceber o quanto ainda preciso aprender e melhorar”, relatou a atleta, que também se disse orgulhosa pelo título. “Cada treino e sacrifício valeram a pena, e ser campeã me dá mais responsabilidade e motivação para evoluir. Vou continuar trabalhando forte, com humildade e foco, para alcançar novos objetivos”, finaliza.
Também da IENH, Gustavo Scolari, de 17 anos, ficou com a medalha de prata no salto em distância, conquistada com um pulo de 7,36 metros, sua melhor marca, apenas quatro centímetros atrás do medalhista de ouro. No início de dezembro, Scolari também disputou o Sul-Americano de Atletismo Sub-18, na Argentina, representando a Seleção Brasileira. Na ocasião, levou o bronze.
“Minha participação nos Jogos foi excelente, um resultado muito positivo em que melhorei minha marca pessoal duas vezes e alcancei a prata. Além disso, os Jogos da Juventude foi uma ótima preparação para o Sul Americano U18 na Argentina, me deixando mais confiante e preparado mentalmente para representar a seleção Brasileira de Atletismo”, comentou o atleta. Scolari começou no esporte há sete anos e já conquistou também vários títulos estaduais e alcançou 8 vezes o pódio nacional. Estou muito feliz com meus resultados, principalmente com a evolução que tive esse ano e pelas experiências que pude vivenciar no esporte”, concluiu.
“Gustavo e Maria Eduarda vêm tendo um ótimo ano. Este desempenho reflete toda dedicação que tiveram durante todo o ano. São motivo de muito orgulho para todos nós”, comenta o treinador Kickhöfel.
Judô também trouxe muitas medalhas
Do judô, Canoas brilhou com quatro atletas medalhistas. Anna Julia Sperling, do Colégio Espírito Santo, garantiu a medalha de bronze na categoria até 63 quilos (kg). Matheus de Lima, da Universidade La Salle Canoas, também conquistou o bronze, mas na categoria até 73 kg. Sarah Mendes, da Escola Barão do Amazonas, foi outra que se destacou, ficando com a medalha de prata na categoria até 48 kg. João Pedro Fraga Medeiros, do Colégio Maria Auxiliadora, completou o pódio do judô, conquistando o bronze na categoria até 66 kg.
“Essa foi minha primeira experiência nos jogos da Juventude e foi ótima. Sempre ouvi falar de colegas e amigos de como o campeonato era diferente de todos os outros e realmente foi. Quanto ao resultado, é sempre bom trazer uma medalha para casa, principalmente quando temos a oportunidade de representar não só nosso clube mas também a escola em uma competição nacional”, pontuou João Medeiros.
O coordenador do curso de Educação Física da UniLasalle, Patrick Gonçalves, destacou o papel do esporte na formação acadêmica: “Incentivamos e apoiamos a participação de seus estudantes em competições esportivas como os JUGs (Jogos Universitários Gaúchos) e JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), independentemente do curso em que estão matriculados. Entendemos que o esporte desempenha um papel fundamental na formação integral dos acadêmicos, promovendo valores como disciplina, superação e trabalho em equipe. Nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento esportivo de todos os estudantes, destacando a importância da prática esportiva na vida universitária”, disse.
No caso dos atletas do Judô, a La Salle mantém o convênio com a a Kiai – academia referência em artes marciais da região, oportunizando bolsas de estudos aos atletas. “Estas oportunidades já geraram alguns frutos, como por exemplo, a ida de nossos estudantes, para várias regiões do Brasil e do Mundo, como a Rússia, representando o desporto universitário gaúcho e brasileiro”, complementa.
“Fico muito feliz em ter conquistado esse título e ter trazido o bronze para casa. É uma competição de alto nível, importantíssima no cenário escolar nacional, e me senti honrado em representar tanto minha escola La Salle Canoas, quanto meu clube, KIAI. Participar de um evento desse porte e ainda ficar entre os melhores reflete todo o trabalho, esforço e dedicação diária, foi incrível”, destacou Matheus de Lima.
Ivoti também teve seu nome destaque, com Samuel Torres, da Escola Estadual de Educação Básica Prof. Mathias Schütz, trazendo para casa a medalha de bronze na luta livre, categoria até 71 kg, no wrestling.
Força do esporte gaúcho
Com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), o Rio Grande do Sul terminou a competição em quinto lugar geral, com 42 medalhas conquistadas, sendo 13 medalhas de ouro, 13 de prata e 16 de bronze. A delegação gaúcha foi formada por 194 atletas e acompanhada por técnicos e dirigentes.
Por meio de incentivo financeiro oriundo da Lei Pelé, a SEL organizou seletivas estaduais, por meio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul, para que os atletas pudessem se destacar e representar suas escolas e cidades. “Temos muito orgulho de apoiar os atletas gaúchos nesta disputa tão importante para as futuras gerações do esporte no Estado. E a delegação gaúcha fez uma linda campanha, alcançando o quinto lugar. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral.
Atletas destacados:
Maria Eduarda da Cunha
- Modalidade: Atletismo (Salto em altura)
- Medalha: Ouro
- Escola: Instituição Evangélica IENH
- Cidade: Novo Hamburgo
Gustavo Scolari
- Modalidade: Atletismo (Salto em distância)
- Medalha: Prata
- Escola: Instituição Evangélica IENH
- Cidade: Novo Hamburgo
Anna Julia Sperling
- Modalidade: Judô (-63kg)
- Medalha: Bronze
- Escola: Colégio Espírito Santo
- Cidade: Canoas
Matheus de Lima
- Modalidade: Judô (-73kg)
- Medalha: Bronze
- Escola: La Salle Canoas
- Cidade: Canoas
Sarah Mendes
- Modalidade: Judô (-48kg)
- Medalha: Prata
- Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Barão do Amazonas
- Cidade: Canoas
João Pedro Fraga Medeiros
- Modalidade: Judô (-66kg)
- Medalha: Bronze
- Escola: Colégio Maria Auxiliadora
- Cidade: Canoas
Samuel Torres
- Modalidade: Wrestling (Luta livre, -71kg)
- Medalha: Bronze
- Escola: Escola Estadual de Educação Básica Prof. Mathias Schütz
- Cidade: Ivoti