DESAFIO NA EUROPA

Corredora de Morro Reuter se prepara para maratona em Berlim

Destaque entre as melhores atletas do Brasil, Marlei Willers fará sua primeira maratona internacional

Publicado em: 28/02/2024 18:24
Última atualização: 28/02/2024 20:12

A maratonista de Morro Reuter, Marlei Willers, de 45 anos, está prestes a enfrentar seu primeiro desafio internacional após conquistar o primeiro lugar na 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre em 2023. Sua vitória, que marcou o recorde estadual dos últimos 30 anos e encerrou um período de 15 anos sem vitória gaúcha, foi mais uma a dar destaque a Marlei como uma das melhores atletas do país.


Marlei foi campeã da Maratona de Porto Alegre Foto: Essencial Ideias

A corredora agora está mirando as "World Marathon Majors", as seis maiores maratonas do mundo. Para garantir a participação nesses eventos, é necessário atingir índices de tempo específicos. Em sua categoria, de atletas de 45 a 59 anos, deve ser de 3h20min. Marlei, contudo, não apenas atendeu a esses requisitos, mas também se destacou, registrando o tempo de 2h40m59s, colocando-a como a terceira no Top 10 do Brasil em maratonas em 2023.

A primeira das seis Majors ocorre já em março, no Japão, seguida por Estados Unidos e Inglaterra, ambas em abril. A preparação de Marlei, no entanto, é para a maratona de Berlim, na Alemanha, no dia 29 de setembro. Com distância de 42.195 metros, esta é conhecida por seu percurso plano e condições climáticas favoráveis, sendo considerada a mais rápida do circuito.

“Eu escolhi a prova de Berlim pela parte estratégica, logística e facilidades para mim nesse momento. E também é um país de coração, sou de origem alemã. Então é um orgulho poder correr no país que foi dos meus bisavós, e de toda uma geração aqui do Vale dos Sinos“, explica Marlei.

Além de seus feitos em maratonas, Marlei começou 2024 com chave de ouro ao conquistar o título da Travessia Torres Tramandaí (TTT-2024) na categoria dupla mista.

Preparação

Desde outubro do ano passado, quando Marlei decidiu participar da competição, a corredora vem intensificando seus treinamentos junto a seu treinador, Julio Pauletti, e buscando recursos financeiros. "Estamos nos preparando para outras provas até lá, mas sempre com o pensamento voltado para a prova internacional, que será a minha primeira", compartilha.


Maratona de Curitiba Foto: Tião Moreira

Antes de Berlim, Marlei participará de três maratonas. A primeira, marcada para o final de abril em Porto Alegre, a primeira da New Balance. Em junho, enfrentará a 39ª maratona de Porto Alegre, seguida pela maratona da Fila, um de seus patrocinadores, em São Paulo, no final de agosto. Além destas, a corredora também fará provas menores na região.

Expectativas

Por ser uma das seis maiores provas do mundo e estar em sua 50ª edição, Marli sabe que a disputa será acirrada, principalmente com atletas do Quênia, Etiópia, Japão e outros 50 mil corredores. Por isso, o sonho de vencer existe, mas o objetivo principal é bater sua própria marca de 2h40m59s. “Quem não sonha em ganhar uma Major? Mas neste momento, quero me presentear com toda essa dedicação que estou tendo nesses seis anos no universo da corrida. O objetivo, não só da maratona de Berlim como a do Brasil este ano, é bater meu próprio recorde. Estou trabalhando muito forte para isso”, relata.

Marlei iniciou sua trajetória somente aos 39 anos, por isso, cada vez que corre, ela quer mostrar também que nunca é tarde para começar, desde que se tenha muita dedicação, determinação e trabalho forte. “Quando você acredita muito, trabalha fielmente, tem entrega e um propósito, as coisas acontecem. Há seis anos, quando comecei e mal corria três quilômetros consecutivos, não imaginava que poderia estar indo para outro país representando não só a corrida de rua, mas a mulher brasileira, a mulher do interior, a mulher aqui da nossa região, do Vale dos Sinos. Eu estou tentando ser protagonista da minha própria história, com muita alegria e com muito orgulho”, finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas