abc+

JOGADORES DE PESO

O que campeões olímpicos do vôlei fazem hoje em Novo Hamburgo

Medalhistas de ouro como Giovane, Serginho, Dante, Anderson e Gustavo Endres são alguns dos nomes que participam de evento na cidade

Débora Ertel
Publicado em: 06/05/2023 às 15h:39 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:09
Publicidade

Para os amantes de vôleibol, a RB Sports é o ponto de encontro neste sábado (6), onde ocorre 2º Jogo das Estrelas. Medalhistas de ouro que fizeram história no esporte no Brasil e no mundo entrarão em quadra nesta noite.

Publicidade

Entre eles, medalhistas de ouro como Giovane, Serginho, Dante, Anderson e Gustavo Endres, além de campeões da Superliga como Gilsão Mão de Pilão, Rafa e Bráulio, entre outros.

Para aproximar o público dos atletas, como explica Rafael Martis de Souza, foram organizadas duas clínicas de vôlei. “São como palestras interativas, onde o pessoal conversa e aprende com eles”. Os professores da vez foram Dante, ponteiro, e meio-de-rede Gustavo Endres, cada um em um horário diferente.

“Vocês aproveitem porque ele foi o melhor do mundo jogando na central”, elogiou Dante. Endres defendeu a seleção brasileira por 12 anos e disputou três Olimpíadas, conquistando o ouro em 2004 (Atenas) e prata em 2008 (Pequim). Dante foi parceiro de seleção do Endres e disputou além dos jogos de Atenas e Pequim ainda as olimpíadas de 2000 (Sidnei) e 2012 (Londres), quando o Brasil conquistou mais uma prata.

Publicidade

Durante uma hora, os ex-atletas coordenaram atividades com exercícios de fundamento do vôlei e foram dando dicas valiosas sobre o esporte, fruto da experiência acumulada nos anos de quadra. Inez Blauth, 45 anos, gosta de jogar vôlei e aproveitou a oportunidade deste sábado. “Esses caras aí marcaram uma época. É um prazer aprender com eles. Estou adorando a experiência”, disse.

Endres, que anunciou sua aposentadoria em 2015, é irmão do ponteiro Murilo, seu companheiro de equipe em 2008. Atualmente, ele atua na Associação dos Pais e Amigos do Voleibol de Canoas (Apav) e com o projeto “Vôlei Transforma”, que já teve ações em Montenegro e São Sebastião do Caí.

Publicidade

Já Dante, é secretário de Esportes de Itumbiara, em Goiás, na divisa com Minas Geral, cidade com 130 mil habitantes. “É muito bom você participar de eventos como esse, onde se pode ensinar um pouco de fundamentos, em especial, para os adolescentes. São detalhes que eles vão guardar pelo resto da vida”, disse. Questionado se continua a jogar vôlei, Dante conta que atualmente pratica mais o beach tennis, modalidade que joga com a esposa e os filhos.

Sobre o resultado do jogo de logo mais, marcado para 18h30, ele tem um palpite do vencedor. “Quem vai sair ganhando é a torcida, que terá um grande espetáculo”, finalizou.

Publicidade