O Grêmio encerrou um jejum de mais de 100 dias sem vitórias fora de casa ao vencer o Deportivo Riestra, da Argentina, por 3 a 0, na noite desta terça-feira (5), no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, pela quarta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana. Os gols foram marcados por Carlos Vinícius, de pênalti, Amuzu e Braithwaite.
Com o resultado, o Tricolor assume a liderança da chave, com sete pontos, mas ainda pode ser ultrapassado caso o Montevideo City Torque vença o Palestino nesta quarta-feira (6).

Foto: CONMEBOL Sul-Americana/Divulgação
Com uma formação inicial com três zagueiros, Luís Castro apostou em transições rápidas, explorando a velocidade de Gabriel Mec e Amuzu. A primeira etapa foi aberta, com intensidade e alternância de ataques entre as equipes. Aos 12 minutos, o belga-ganês finalizou para fora em um contra-ataque do Tricolor. Aos 24 minutos, um momento não tão comum: Castro tirou Wagner Leonardo, que tinha sido amarelado, e colocou Balbuena.
Em nova investida, aos 27, Amuzu recebeu lançamento de Balbuena e foi derrubado na área por Stringa. O lance trouxe à tona lembranças recentes no torcedor gremista, mas, desta vez, Carlos Vinícius foi preciso: bateu no meio do gol, venceu o goleiro e abriu o placar aos 30 minutos.
Em desvantagem, os mandantes aumentaram a pressão e criaram boas oportunidades. Em uma delas, Viery falhou e Díaz finalizou para fora, levando perigo ao gol de Weverton. O goleiro gremista precisou trabalhar nos minutos finais, ao defender uma cabeçada firme de Miño. Pelo Tricolor, Amuzu também voltou a assustar em cobrança de falta perigosa.
Segundo tempo
O duelo seguiu aberto no segundo tempo. Logo nos primeiros cinco minutos, o Grêmio criou duas boas oportunidades, com Mec e Balbuena, mas as finalizações foram para fora. Na sequência, o Deportivo Riestra passou a levar vantagem no meio de campo e rondar a área, embora sem conseguir transformar a pressão em gol.
Sem ser efetivo, o time argentino acabou punido. Aos 13 minutos, Carlos Vinícius brigou pela esquerda e serviu Amuzu, que tabelou com Mec e saiu cara a cara com o goleiro. Já dentro da área, o atacante finalizou rasteiro para ampliar a vantagem gremista na Argentina.
Cabia mais. Aos 27, Braithwaite recebeu de Pavon e soltou a bomba para marcar mais um e dar números finais ao duelo. O dinamarquês não marcava desde julho do ano passado.
Agora, o Tricolor volta o foco para o Brasileirão. Na 14ª posição, com 17 pontos, a equipe busca reagir na tabela diante do Flamengo, domingo, às 19h30, na Arena, pela 15ª rodada.