No próximo domingo, um dos maiores ídolos da história do Grêmio se despede dos gramados e da torcida tricolor. Após o apito final no confronto do clube gaúcho com o Corinthians, na Arena, o zagueiro Pedro Geromel pendura as chuteiras e encerra uma trajetória de mais de 400 jogos, marcada por grandes títulos e atuações de gala durante esses 10 anos em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Quem é o zagueiro grandalhão que pode jogar no Grêmio em 2025
Ele desembarcou por aqui em dezembro de 2013, emprestado pelo Colonia, da Alemanha, para compor o elenco da temporada seguinte. Existia uma certa desconfiança sobre aquele zagueiro com “nome de remédio” e desconhecido por boa parte da torcida, pois ficou uma década no futebol europeu e longe dos olhares brasileiros.
SAIBA MAIS: Quem é o centroavante de clube da Arábia Saudita que o Grêmio disputa com gigante do Brasileirão
O primeiro ano de Grêmio passou, com algumas boas atuações que foram interrompidas por uma sequência de lesões, que não deixaram essa incerteza sobre a sua qualidade ir embora. Apesar disso tudo, o Tricolor exerceu a opção de compra junto à equipe alemã e ficou com o defensor em definitivo. Dali em diante, a história foi feita. Até o jogo do próximo domingo, atuou em 406 partidas. Desse total, foram 217 vitórias, 98 empates e 91 derrotas, um aproveitamento de 61,4%.
Esses números foram conquistados graças a grande regularidade de Geromel que, na dobradinha com Kannemann, construiu uma das duplas de zaga de maior sintonia do futebol brasileiro. Ao lado do companheiro, o camisa 3 conquistou uma Copa do Brasil (2016), uma Libertadores (2017), uma Recopa Sul-Americana (2018) e sete edições do Campeonato Gaúcho.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Os troféus com o Grêmio também garantiram premiações individuais. Por quatro vezes (2015, 2016, 2017 e 2018) fez parte da defesa no time ideal do Brasileirão. Em 2017 e 2018 ainda foi eleito o melhor zagueiro do continente pela revista El País. Além disso, para coroar essa carreira vitoriosa, foi convocado e esteve com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Vida após o futebol
Em entrevista recente a um canal de televisão, o ídolo gremista falou sobre os planos após a aposentadoria. “A princípio eu não pretendo trabalhar no futebol. Mas é a única coisa que eu sei fazer. Eu passei a minha vida toda fazendo isso. Então, não sei o que dizer. Falei para as crianças hoje: ‘Vou levar vocês na escola e buscar’. E isso daí eu não vou abrir mão. Depois, entre essas duas atividades, vou arrumando coisa para fazer”, disse.
PARA FICAR DE OLHO: Saiba qual o clube espanhol que pode tirar Braithwaite do Grêmio em 2025
Renato convoca torcida
O técnico, Renato Gaúcho, que também pode estar de saída, quer grande público na despedida do defensor. “O torcedor tem que lotar a Arena nessa última partida. Até por ser a despedida do Geromel, ele merece, por tudo que fez pelo clube, pelo líder, pela pessoa que é. Vão lotar também por esse motivo. Os torcedores vão incentivar o nosso time. A gente vai se preparar para buscar os três pontos. É um adversário difícil. Desde já, convoco o torcedor para estar na Arena”, pede o treinador.
LEIA TAMBÉM