AZUL, PRETO E BRANCO

RETROSPECTIVA 2023: Suárez, gols, títulos e confiança retomada; como foi o ano do Grêmio

Tricolor voltou da Série B e com os gols do astro uruguaio foi hexacampeão gaúcho e vice-campeão brasileiro

Publicado em: 28/12/2023 10:06
Última atualização: 28/12/2023 11:01

O Grêmio encerrou a temporada 2023 em alta. Foram dois títulos estaduais, uma semifinal de Copa do Brasil e o vice-campeonato no Brasileirão, garantindo a classificação para a fase de grupos da Libertadores 2024.

No entanto, o Tricolor começou o ano cercado por desconfianças. Vindo da Série B, após uma participação melancólica, sem dinheiro em caixa, com uma série de problemas para resolver e o favoritismo do arquirrival Inter no cenário local.


Suárez marca e Grêmio é campeão do Gauchão 2023 Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Porém, ainda em janeiro, uma certa promessa do presidente Alberto Guerra que parecia impossível, se concretizou. Luis Suárez, um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, vencedor na Espanha, Holanda e ídolo na Inglaterra, desembarcou com a família no Aeroporto Salgado Filho e foi recebido com festa na Arena.

A história que começou com três gols sobre o São Luiz de Ijuí, pela Recopa Gaúcha, terminou com artilharia na temporada (29 gols), líder de assistência (17) e a Bola de Ouro do Brasileirão, oferecida pela ESPN Brasil. Luisito se despediu, já foi oficializado na Inter Miami, onde atuará ao lado do amigo Lionel Messi, mas sua passagem pelo futebol brasileiro jamais será esquecida.

Gauchão 2023

O Tricolor entrou no Campeonato Gaúcho buscando o hexacampeonato consecutivo. A primeira partida foi fora de casa, diante do Caxias, no Estádio Centenário. A vitória por 2 a 1 fez a equipe comandada por Renato Gaúcho iniciar a campanha com o pé direito. Teve ainda o Gre-Nal, disputado e, mais uma vez, vencido na Arena, também por 2 a 1.


Renato e mais uma taça para sua coleção Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

No total, foram 15 jogos, 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota, para o Ypiranga, em Erechim, pela semifinal. A classificação aconteceu em casa, nos pênaltis, no jogo que talvez tenha sido o mais complicado do primeiro semestre. A final não foi com um clássico, já que o Inter ficou pelo caminho com seu favoritismo. A decisão diante o Caxias foi vencida graças ao brilho de Suárez.

Copa do Brasil

O caminho da Copa do Brasil seria longo, desde a 1ª fase e sem a vantagem de iniciar em uma posição mais confortável. O sonho do hexa começou diante do Campinense, da Paraíba, mas em Brasília. Vitória por 2 a 0.


Apresentação de Luis Suárez Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Na sequência, o Tricolor encarou o Ferroviário, do Ceará, com vitória por 3 a 0 na Arena. A partida ficou marcado por uma das penalidades perdidas por Suárez na temporada, que chegou a perder o posto de cobrador oficial. A equipe ainda encarou o ABC, de Natal-RN, Cruzeiro (confronto dos Reis de Copas) e Bahia, até ser mais uma vez eliminado pelo Flamengo em duas derrotas. As partidas ocorreram em meio à polêmica sobre a saída ou permanência do camisa 9 uruguaio em Porto Alegre.

Suárez sentia dores no joelho e a ida de Lionel Messi para os Estados Unidos, onde se juntou a Inter Miami, fizeram com que Luisito e família ficassem balançados. O calendário brasileiro, exaustivo, começava a cobrar a parte física do astro, com contrato válido por duas temporadas. Uma pequena novela começou e até a aposentadoria foi cogitada, no entanto, no final, o contrato foi adaptado e Suárez ficou. Ainda assim, o Grêmio não foi páreo para o poderoso Flamengo, mesmo em crise com Jorge Sampaoli.

Brasileirão

No Brasileirão o Grêmio fez uma campanha sólida, passando praticamente todo o campeonato entre os quatro melhores. Se não fosse alguns tropeços diante de equipes da parte de baixo da tabela: Vasco, Corinthians ou os rebaixados Santos e Goiás, poderia, inclusive, ter sido campeão.

Suárez deixou sua marca no GreNal Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

No final, foram apenas dois pontos de diferença para o Palmeiras. O Alviverde ficou com o título mesmo com uma vitória a menos. No total, o Grêmio terminou o campeonato com 21 vitórias, cinco empates e 12 derrotas. Foram 68 pontos conquistados em 38 jogos, com 63 gols marcados e 56 sofridos. A defesa acabou sendo o ponto negativo na temporada, muito por conta das lesões de Pedro Geromel e Walter Kannemann. Bruno Uvini, Bruno Alves e, por último, Rodrigo Ely, não conseguiram suprir as ausências frequentes dos ídolos.

No entanto, se não fosse o fator Suárez, a história poderia ter sido completamente diferente. Sem os gols e assistências do El Pistolero, o Grêmio poderia terminar o Brasileirão na 16ª posição, apenas uma acima da zona de rebaixamento.

Desafios para 2024

Superar a Suárez dependência parece ser o maior desafio do Tricolor para a temporada que se aproxima. Encontrar soluções para a defesa também. Até agora, no mercado de transferências, dois jogadores foram anunciados: Dodi e Soteldo, ambos do Santos.

Final do Gauchão 2023 Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Nenhum nome de defensor sequer foi sondado ou especulado, Renato ainda não renovou o contrato, o que deve ocorrer em breve. Alberto Guerra também precisa definir a sequência de Geromel no clube. O ídolo está há 10 anos na Arena e pretende se aposentar vestindo azul, preto e branco. Apesar das lesões, quando esteve em campo mostrou ainda ser o melhor zagueiro do elenco.

A temporada de 2024 é logo ali, e os desafios serão ainda maiores. Será preciso mais do que as 34 vitórias, 106 gols marcados e 64% de aproveitamento de 2023 para brilhar outra vez. Os sonhos? Ser tetracampeão da Libertadores, hexacampeão da Copa do Brasil e tricampeão do Brasileirão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas