TRAJETÓRIA CAMPEÃ

Inter comemora 115 anos de história nesta quinta-feira; relembre as principais conquistas

Colorado é dono de uma história repleta de conquistas no cenário brasileiro, sul-americano e mundial

Publicado em: 04/04/2024 16:55
Última atualização: 04/04/2024 16:56

O Inter completa 115 anos nesta quinta-feira (4). Fundado em 1909 por três descendentes alemães: Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe, o colorado é dono de uma história repleta de conquistas no cenário brasileiro, sul-americano e mundial.


Inter conquistou a sua primeira Libertadores em 2006 Foto: Divulgação/SC Internacional

Nas duas primeiras décadas, o colorado enfrentou crises financeiras e esportivas que ameaçaram a continuidade do clube. A virada de chave aconteceu em 1927, quando foi campeão do Gauchão pela primeira vez. Atualmente, o Inter é o maior campeão da competição estadual com 45 títulos.

No cenário nacional, o Inter foi o primeiro clube do Rio Grande do Sul a ser campeão do Brasileirão conquistando a taça inédita em 1975 e conquistando o bicampeonato em 1976. A terceira conquista aconteceu em 1979. Sendo o único clube a vencer essa competição de forma invicta. Essa fase consagrou ídolos da história colorada como Falcão, Figueroa, Valdomiro e Carpegiani.

Na década de 1980, o Inter formou atletas de renome como Dunga e Taffarel, que foram tetracampeões mundiais com a Seleção Brasileira em 1994.

Em 1992, o Inter voltou a conquistar um título nacional: a Copa do Brasil. O título foi diante do Fluminense. No primeiro jogo, os cariocas venceram por 2 a 1. Em casa, o gol de Célio Silva aos 43 minutos do segundo tempo garantiu o título vermelho e branco.

Foi nos anos 2000 que o colorado elevou a sua grandeza para o nível sul-americano e mundial. Em 2006, o Inter derrotou o São Paulo e conquistou a sua primeira Libertadores. Em dezembro daquele ano, o time treinado por Abel Braga conquistou o maior título que um clube brasileiro pode vencer, foi Campeão do Mundo ao derrotar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Puyol, Iniesta e Xavi, no Japão. O autor do gol do maior título da história colorada foi dos pés de Adriano Gabiru, aos 36 minutos da segunda etapa.

Em 2008, o Inter foi o primeiro time do Brasil a conquistas a Copa Sul-Americana. Na época, o time treinado por Tite derrotou o Estudiantes da Argentina. No jogo de ida, Alex marcou o gol da vitória por 1 a 0. Na segundo e decisivo confronto, no Beira-Rio, os visitantes devolveram o placar no tempo regulamentar. Mas Nilmar, a sete minutos do fim da prorrogação, fez o tento da glória, que coroou mais ídolos do clube: D'Alessandro, Guiñazu, Índio, Bolívar. Neste ano, o Inter disputa essa competição em busca do bicampeonato.

O bicampeonato da Libertadores foi em 2010. A equipe era treinada por Celso Roth e enfrentou o Chivas Guadalajara do México na final. Na primeira partida, Giuliano e Bolívar marcaram na vitória colorada por 2 a 1 fora de casa. No Beira-Rio, Rafael Sóbis, Leandro Damião e Giuliano marcaram no disputado triunfo de 3 a 2, que assegurou ao Inter sua segunda conquista continental.

Além do sucesso no futebol masculino, o clube também é uma das equipes mais fortes no futebol feminino. Em 2022, disputou a final do Brasileirão Feminino, mas foi superada pela Corinthians. Enquanto lutam pelo título nacional, as Gurias Coloradas vêm conquistando o Gauchão - já venceram 11 vezes(1983, 1984, 1997, 1998, 1999, 2002, 2003, 2017, 2019, 2020 e 2021). 

Dos Eucaliptos ao Beira-Rio

Desde 1931, o Inter mandava seus jogos no Estádio dos Eucaliptos. Porém, conforme o clube crescia a capacidade não comportava a torcida colorada. O estádio recebeu confrontos até 26 de março de 1969, data da última partida do Inter no histórico palco, que sediou jogos do Copa do Mundo de 1950. 

Desde 1956, o Beira-Rio estava sendo construído e foi inaugurado em 6 de abril de 1969, na vitória contra o Benfica por 2 a 1, com gols de Claudiomiro, autor do primeiro gol da história no estádio, e Gilson Porto. Eusébio descontou para os portugueses.

O atual estádio colorado passou por reforma e voltou a sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. 

Rivalidade GreNal 

Considerada uma das principais rivalidades do futebol mundial, o Inter tem como principal adversário o Grêmio. Ao longo da história, já foram disputados 441 Gre-Nais, e o Inter leva vantagem, com 162 vitórias contra 141 do Grêmio, além de 138 empates.

Apesar da rivalidade dentro de campo, o tricolor gaúcho parabenizou o colorado pelo seu aniversário. "Parabéns, @SCInternacional, pelos 115 anos", escreveu na rede social "X", antigo Twitter. "Obrigado", respondeu o aniversariante. A interação "fria" entre as equipes gerou diversos comentários na publicação.

 

O colorado homenageou os torcedores com um vídeo nas redes sociais. "Nesse 4 de abril, um novo ano começa a correr para o Inter. E na luta para fazer o amanhã surgir ainda mais colorado, nós sabemos quais são os nossos sonhos. Juntos, lutaremos por cada um deles!", escreveu na legenda. 


 

*Com informações da Confederação Brasileira de Futebol. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas