abc+

SAÚDE E BEM-ESTAR

Grupo comemora 54 anos de exercícios matinais na Universidade Feevale

Participantes se exercitam duas vezes por semana, das 6h às 7h, no Câmpus I

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 24/04/2026 às 17h:00 Última atualização: 24/04/2026 às 17h:00
Publicidade

Há mais de cinco décadas, um grupo mantém viva uma rotina de exercícios no Câmpus I da Universidade Feevale. Na última terça-feira (21), os participantes celebraram 54 anos dessa tradição, que reúne, em sua maioria, empresários e aposentados para atividades como ginástica e futebol. Os encontros acontecem duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 6 horas às 7 horas, com foco na saúde e na convivência.

Publicidade

Grupo tem mais de cinco décadas se exercitando na Feevale | abc+



Grupo tem mais de cinco décadas se exercitando na Feevale

Foto: Divulgação/Feevale

Durante a programação de terça, gremistas e colorados se enfrentaram em um jogo equilibrado, encerrado em 9 a 9. Já na manhã de quinta-feira (23), o time azul levou a melhor ao vencer por 8 a 6, contando com a participação do reitor José Paulo da Rosa.

Com idade média de 65 anos, este grupo diversificado, composto por homens que vivenciam décadas de sucesso nos negócios, encontrou uma nova paixão na atividade física. No início, os participantes eram treinados por Vasco Signori. Hoje, estão sob a orientação do instrutor Marco Antônio Engel, mais conhecido por Lambreta. Eles se dedicam a uma variedade de exercícios que abrangem desde alongamentos até treinamento de resistência e toques de bola na quadra de futebol de salão, tudo adaptado às suas necessidades físicas.

Grande parte do grupo começou a fazer as aulas em 1972, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, e depois migrou, em 1977, para o Câmpus I da Universidade Feevale. Desde lá, entraram e saíram pessoas, mas a turma, hoje composta por cerca de 20 pessoas, sempre treina duas vezes na semana, no período de março a dezembro.

Essa turma ensina que, com o passar dos anos, os exercícios físicos não precisam ser uma jornada solitária e sedentária. Com determinação, amizade e compromisso com a saúde, os participantes desafiam os estereótipos sobre o envelhecimento e lembram que é possível ter uma vida plena e ativa, independentemente da idade.

“Nestes 54 anos, mais de 200 pessoas da comunidade passaram pelo grupo, entre eles, ex-prefeitos, médicos, advogados, empresários e egressos de diferentes cursos da Feevale”, conta Francisco Stürmer, empresário e ex-presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), que integra o grupo desde 1980.

Publicidade
Publicidade

Matérias Relacionadas