"NOSSO OU DELES?"

Inter ou Grêmio? Jornalista esportivo Nando Gross revela seu time do coração: "Lá aprendi a gostar de fubebol"

Nando tem trajetória de 39 anos na profissão e atualmente é apresentador em programa esportivo na Rádio ABC 103.3 FM, além de trabalhos no seu canal do Youtube

Publicado em: 05/04/2024 15:52
Última atualização: 05/04/2024 16:23

Fim de um mistério. O jornalista esportivo Nando Gross revelou na noite desta quinta-feira (4) para qual time da dupla GreNal torce. Mas antes de explanar o clube do seu coração, ele relembrou a sua trajetória na profissão. “Comecei no rádio em 1º de setembro de 1985, era a transição da Rádio Difusora para Bandeirantes, que é hoje”, recorda.


Nando Gross revela em live que torce pelo Internacional Foto: Reprodução/Youtube

Nando também falou sobre sua passagem por outras emissoras como a Guaíba, Gaúcha, retorno à Band e também por trabalhos nas áreas de agência publicitária e na política.

Em 2020, em meio a pandemia, foi demitido da Rádio Guaíba. Foi nesse cenário que ele disse que viu nas redes sociais a oportunidade de reinventar. Foi neste momento que iniciou seu canal no Youtube, que atualmente tem mais de 35 mil inscritos. Além do seu trabalho na Internet, Nando apresenta o programa 103 Sports de segunda a sexta-feira, às 11 horas, na Rádio ABC 103.3 FM.

Ainda enquanto falava da sua trajetória profissional, Nando fez uma pausa para ler o comentário de um seguidor. “Curiosidade, hoje é aniversário de quem mesmo? Coincidência?”, escreveu em referência aos 115 anos do Inter completados nesta quinta. “Pior que é, Carlos. Pode achar o que quiser, pior que é coincidência. Eu estou muito nervoso com esse negócio. Nem me liguei nisso. Juro!”, respondeu o jornalista.

“Admiro demais o teu trabalho. Na minha opinião o melhor comentarista do Sul do país. Sensato, imparcial, baita profissional. É referência pra mim na crônica esportiva”, escreveu outro seguidor.

Após a interação com quem assistia a live em seu canal, o jornalista falou sobre a sua relação com o futebol. “Quando era criança, adolescente principalmente, eu joguei muito mais futebol do que fui ver jogo de futebol. Gostava mais de jogar do que torcer”, conta. “Eu me apaixonei mesmo por futebol na Copa de 70. Eu tinha 8 anos na Copa de 70”, completa. Ele disse que o time de Pelé foi o que fez com que gostasse desse esporte. 

As interações e palpites dos seguidores de Nando não paravam. “Inter ou muito Inter?”, questionou um. “É óbvio que ele é colorado”, disse outro. “É gremista e estará nos Donos da Bola”, opinou outra pessoa.

“Dia do aniversário do Inter. Se disser que é gremista vai ser surpresa do século”, escreveu um internauta. “Se eu soubesse, pra deixar mais na expectativa… Eu não me dei conta disso. Eu juro, eu sei que parece ‘não, tá fazendo onda’. Não, não tô. Eu não me dei conta disso. Pode ser as duas coisas, né?”, respondeu o jornalista. "Antes da sua revelação, qualquer que for seu time, pra mim é o melhor jornalista do Rio Grande do Sul', declarou outro seguidor. 

“Isso que vou dizer para vocês, sobre qual time eu torço e me criei torcendo, não vai mudar em absolutamente nada a minha conduta. Pode mudar e vai mudar com certeza os conteúdos do meu canal, eu vou focar mais em um time, vou ter mais tempo, porque hoje tenho que estar ligado em tudo. Então vou conseguir fazer isso, focar”, esclarece Nando. “Agora, vocês não irão ver aquela figura do cara aos gritos, torcedor, tirando onda do adversário. Não sou eu e não estou criticando quem faz. É que não é meu estilo, nem em casa”, antecipa.

 "De criança a minha primeira paixão foi o Flamengo", começa Nando sua fala sobre o time gaúcho que torce. "Mas quem eu gosto mais tempo, aquele que a gente chama de clube do coração, que eu acompanhei e comecei com os meus dois tios me levando a campo. Os dois eram sócios, tinham lugares bons nas cadeiras do estádio [...]", continua. 

De acordo com ele, naquela época crianças menores de 14 anos não pagavam ingresso para entrar no Olímpico nem no Beira-Rio. "Eu sou de 1962, eu começo a ver jogos no Beira-Rio, em Porto Alegre, ali pelo início dos anos 70", revela. Porém, Nando conta que também frequentava o estádio do Grêmio com o seu padastro, embora fosse com mais frequencia com os tios em jogos na casa do colorado. 

"Aí tinha os times da década de 70, então vocês começam a deduzir a minha escolha", enfatiza o jornalista. Nesse período, o Inter foi tricampeão. "Eu fui mais no Beira-Rio com meus dois tios e lá aprendi a gostar de fubebol", revela. Assim, Nando admitiu ser torcedor do Internacional. 

Assista a live 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas