ESPORTE

Promessa do hipismo recebe prêmio da Federação Gaúcha de Esportes Equestres

Jovem amazona comemora primeiro lugar no ranking da categoria Mini Mirim

Publicado em: 28/02/2024 16:44
Última atualização: 28/02/2024 16:45

Considerada uma jovem promessa do hipismo, a canoense Martina Zóe, de 11 anos, receberá no dia 7 de março a premiação especial pela 1ª colocação no ranking da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), na categoria Mini Mirim. A celebração da Festa do Ranking FGEE ocorrerá a partir das 18h30 no Haras Joter, em Porto Alegre.

Martina Zóe compete com o MZH Prestígio Foto: Tássia Maieski/Divulgação

A pequena amazona, chancelada pela Confederação Brasileira de Hipismo, ocupa a 13ª posição no ranking nacional, na categoria Mini Mirim - modalidade obstáculos de um metro de altura. Em 2024, Martina está em transição de categoria, a próxima competição, em março, já será pela Pré-Mirim.

"Nessa categoria, os obstáculos aumentam 10 centímetros, ou seja, passam a ter 1,10 metro. Além do aumento do nível de altura, a distância entre os obstáculos diminui. A precisão é mais aprofundada e as técnicas necessitam de aprimoramento contínuo", explica o pai, Martín Sánchez.

Atualmente, Martina possui dois cavalos e um potro. Os animais adultos foram batizados com nomes de chocolates como referência. "O MZH Prestígio e o Ouro Negro são os xodós dela. O amor pelos bichos, pelo esporte e por chocolates estão interligados."

Expectativa

A jovem comemora a conquista do prêmio. "Estou muito feliz. É uma grande honra ter esse reconhecimento. Para mim, a premiação representa reconhecimento da minha dedicação e evolução no hipismo", destaca a amazona.

Martina sonha com a conquista de uma medalha nas Olimpíadas e no Mundial de Hipismo. "A partir dos 18 anos poderei disputar uma vaga. Até lá, vou continuar com foco na busca pelos meus objetivos no esporte. Quero me tornar uma atleta profissional. Minha meta é conquistar o pódio e evoluir cada vez mais no hipismo."

Dedicação ao esporte

Sánchez avalia a rotina intensa e os próximos passos da filha. Para o argentino, morador há 14 anos em Canoas, os esforços de Martina têm sido compensados. "Ele terminou 2023, no primeiro lugar do Estado e na 13ª posição nacional. São ótimos resultados. A partir de agora, ela começa a construir do zero na nova categoria. Vai competir com meninas mais velhas [até 14 anos]. O desafio aumenta, assim como as recompensas. Minha pequena amazona é muito dedicada, ela treina cinco vezes na semana."

O pai de Martina busca patrocínio para a filha. Contato pelo (51) 98215-1174.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas