abc+

MAIS UM TÍTULO

Referência nas pistas, Marlei Willers dá show em Gramado e reforça trajetória vitoriosa

Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, a atleta de Morro Reuter venceu a Volta ao Lago Negro já se prepara para novos desafios, inclusive em competições internacionais

Jorge Grimaldi
Publicado em: 24/03/2026 às 14h:10 Última atualização: 24/03/2026 às 14h:28
Publicidade

Com uma carreira consolidada no atletismo, a moradora de Morro Reuter, Marlei Willers, segue colecionando títulos e inspirando outros atletas. Campeã mundial máster na Maratona de Nova Iorque em 2025, melhor brasileira na Maratona de Berlim em 2024 e vencedora da Maratona Internacional de Porto Alegre em 2023, ela voltou a subir no lugar mais alto do pódio no último fim de semana.

Publicidade

Desta vez, a conquista veio nos 15 quilômetros Geral Solo da 15ª edição da Volta ao Lago Negro, em Gramado, com o tempo de 1h01min45seg349. A segunda colocada, Rosimeri da Mota, fechou em 1h11min58seg221, enquanto Denise Michelsen ficou na terceira posição com 1h16min43seg048.

Marlei recebeu o carinho dos fãs ao longo da prova em Gramado | abc+



Marlei recebeu o carinho dos fãs ao longo da prova em Gramado

Foto: Foco Radical/Divulgação

Foi a sexta participação de Marlei na prova — e, em todas, ela terminou entre as melhores. Ao longo desse histórico, soma quatro títulos nos 15 quilômetros, além de vitórias nas categorias dupla mista e quarteto misto. A atleta disputa a competição desde 2018.

“Tenho muito carinho por essa prova, porque em 2018 ela foi a minha primeira acima de 10 quilômetros”, relembra. O vínculo com as competições da região vai além do desempenho esportivo. Para Marlei, voltar às origens é também uma forma de reconhecimento. “Sempre que consigo conciliar com outras competições e com o trabalho, faço questão de participar das provas da nossa região. Foi nelas que comecei minha trajetória e onde construí a atleta que sou hoje. É a minha forma de agradecer, estar presente, divulgar e apoiar, sempre com muito orgulho”, afirma.

A vitória recente também tem um significado especial dentro da temporada. “Começar o ano competindo e vencendo, recebendo todo o carinho e respeito de quem torce por mim e valoriza minha trajetória, é um incentivo enorme. É uma força que vou levar para os grandes desafios deste ano”, destaca.

Publicidade

Aos 47 anos, Marlei mantém o fôlego, a resistência e a ambição em alta. Já de olho no calendário de 2026, ela projeta uma sequência intensa de provas. Neste sábado, volta às pistas para disputar a Vino Run, na Casa Perini, em Farroupilha, encerrando o ciclo de corridas do primeiro semestre. Depois, o foco será nas provas de longa distância na segunda metade do ano.

“Em julho, vou correr a New Balance, em Porto Alegre. Em agosto, a Maratona da Fila, em São Paulo. E, se tudo correr como planejado, no início de dezembro estarei em Valência, na Espanha, fechando a programação das maratonas. Entre essas provas, também vou participar de algumas corridas de 10 e 21 quilômetros”, projeta.

5ª edição do Treinão neste sábado

Neste sábado (28), a atleta Marlei Willers promove a 5ª edição do Treinão – Corrida e Caminhada, evento gratuito que já se consolidou como ponto de encontro para quem busca qualidade de vida e momentos ao ar livre.

Publicidade

A programação inicia às 7h30, com concentração ao lado da loja Dass Outlet (Rua Castro Alves, 685, bairro Vista Alegre) em Ivoti. A largada está marcada para as 8 horas, com percursos de 3 e 6 quilômetros, tanto para corrida quanto para caminhada, permitindo a participação de pessoas de diferentes níveis e idades.

Mais do que atividade física, o Treinão propõe uma experiência completa. A manhã contará com música, interação, atividades para toda a família, espaço kids com apoio da Unimed, área de recovery com equipe da Feevale, degustação de produtos coloniais e descontos especiais na loja anfitriã. Para completar, haverá sorteio de brindes e um café da manhã especial com apoio do comércio local.

Publicidade

O evento também terá um caráter solidário com a “Ação do Bem”: os participantes são convidados a doar 1 quilo de alimento não perecível e, assim, concorrer a prêmios especiais.

Empolgada com mais uma edição, Marlei reforça o convite à comunidade. “Será nas dependências e no pátio da loja, a partir das 7h30. Estaremos ali esperando o pessoal com um baita café da manhã com apoio do comércio local”, destaca.

A proposta, segundo a atleta, é reunir pessoas que gostam de se cuidar, se desafiar e viver momentos especiais ao ar livre, fortalecendo o espírito de comunidade por meio do esporte.

Publicidade
Publicidade