ATAQUE A TIROS

TERRORISMO: Jogo entre Bélgica e Suécia é suspenso após torcedores serem mortos a tiros

Jogadores não voltaram do intervalo para a partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024

Publicado em: 16/10/2023 18:49
Última atualização: 16/10/2023 18:50

O jogo entre a Bélgica e a Suécia, válido pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024, foi suspenso nesta segunda-feira. A motivação foi a morte de dois torcedores suecos e também outras pessoas feridas em tiroteio nos arredores da Place Sainctelette, que fica a cerca de seis quilômetros do Estádio Rei Balduíno, onde ocorreu a partida em Bruxelas, na capital belga.


Jogo entre Suécia e Bélgica é suspenso após torcedores suécos serem mortos a tiros Foto: Reprodução

O primeiro tempo terminou emparado em 1 a 1. Mas, as duas equipes decidiram não voltar para a segunda etapa assim que a notícia das mortes se espalhou. Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica, associou o tiroteio ao terrorismo. Ele prestou condolências à Suécia pelas redes sociais.

Um vídeo mostra o momento em que o atirador chega vestindo uma camisa laranja. Ele faz diversos disparos enquanto há correria de pessoas que estavam no local. Depois ele foge em uma motocicleta.

“Na sequência de um alegado ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consulta às duas equipas e às autoridades policiais locais, que o jogo de qualificação para o UEFA EURO 2024 entre a Bélgica e a Suécia será abandonado. Outras comunicações serão feitas oportunamente”, escreveu a Uefa nas redes sociais.

A conta oficial da seleção suéca também usou as redes sociais para falar sobre o atentado: “Mensagem aos apoiantes suecos presentes em Bruxelas: A polícia belga quer que os apoiantes suecos permaneçam na arena por razões de segurança. Obtenha informações de funcionários, autoridades e funcionários do SvFF :s no local”.

“Devido aos incidentes em Bruxelas no início desta noite, o jogo está suspenso. Nossos pensamentos estão com todos os afetados”, publicou o perfil da seleção belga.

O autor dos disparos ainda não foi localizado e por isso o país está em alerta de ataque terrorista. O principal suspeito é bdesalem Al Guilani, que publicou um vídeo afirmando ser o atirador e que seria integrante do Estado Islâmico. Além disso, ele falou que atirou em três pessoas, não em duas, como disse a polícia local. 

*Com informações dos portais de notícias UOL e Metrópoles. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEsportesMundo
Matérias Relacionadas