IMORTAL

Um ano sem Pelé: Eterno camisa 10 é homenageado no Brasil e no exterior

Missa na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, projeções no Cristo Redentor, no Rio, e mensagens de entidades do futebol marcam a data

Publicado em: 29/12/2023 13:43
Última atualização: 29/12/2023 14:17

Há exatamente um ano, no dia 29 de dezembro de 2022, foi confirmada a morte de Edson Arantes do Nascimento, vítima da falência múltipla de órgãos pela progressão de um câncer no cólon e infecção respiratória. O ex-jogador ficou um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde morreu aos 82 anos. 

O falecimento de Edson colocou Pelé ainda mais vivo na história do futebol mundial. No Brasil, ao longo desses 365 dias, inúmeras homenagens foram feitas para aquele que fez o país virar referência no futebol nos quatro cantos do planeta.


Em 1971, Pelé se despediu da seleção brasileira com mais de 130 mil torcedores no Maracanã Foto: Divulgação

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O Santos, clube no qual Pelé vestiu a camisa por 19 anos, homenageou o maior jogador de todos os tempos.

A prefeitura da cidade de Três Corações, terra natal de Pelé, vai celebrar uma missa nesta sexta-feira, às 19 horas, na Matriz Sagrada Família. No município localizado no sul de Minas Gerais existe a “Casa Pelé”, uma réplica construída com os mínimos detalhes do local onde o eterno camisa 10 nasceu. Pelé viveu na cidade nos primeiros anos de vida.

O Memorial Necrópole Ecumênica, local onde fica o Mausoléu do Rei, em Santos, implementou um esquema especial para visitas. É necessário fazer um cadastro prévio gratuito no site do Memorial para ter acesso ao Memorial. Aberto em maio, cerca de sete mil pessoas já passaram pelo espaço.

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá projeções das camisas usadas por Pelé ao longo da carreira. O Santuário Arquidiocesano, por meio do Núcleo Esporte e Fé, e a Fundação Pelé, vão realizar uma cerimônia às 19h30, que relembrará os feitos do atleta do século. Uma mensagem escrita pelo Papa Francisco também será lida.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Sempre lembrado

Em fevereiro, na cerimônia do prêmio The Best, da FIFA, Pelé foi lembrado com um vídeo, além de sua importância para a história do futebol mundial ser mencionada por Gianni Infantino, presidente da entidade. O ex-atacante Ronaldo Fenômeno também falou sobre Pelé.

“Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que serviu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido.”

Em março, no amistoso entre Brasil e Marrocos, primeiro jogo da seleção após a Copa do Mundo, os jogadores entraram em campo com o nome do Rei nas costas.

A palavra "Pelé" foi incluída no dicionário Michaelis, e tem como definição "Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o Pelé do basquete. Ela é a pele do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.

No Campeonato Brasileiro e em diversas competições ao redor do Mundo, o atleta do século foi lembrado aos 10 minutos de jogo, além, claro, do minuto de silêncio. Resultado de uma campanha da Fifa, também virou nome de estádio em países como Cabo Verde, Colômbia, Ruanda, Guiné-Bissau e Panamá.

A Copa da Federação Gaúcha de Futebol foi batizada de Troféu Rei Pelé em 2023.

Pelé virou nome do troféu dado ao melhor atleta olímpico do ano, dado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). No Legislativo, o Rei dá nome a uma medalha concedida pela Câmara dos Deputados a quem promove atividades esportivas voltadas a pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade social. A Câmara ainda aprovou que 19 de novembro seja o Dia do Rei Pelé. A data escolhida é a do milésimo gol.


Mais homenagens

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a FIFA também se manifestaram pelas redes sociais,



Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilEsportes
Matérias Relacionadas