ASTRONOMIA

ECLIPSE SOLAR: Fenômeno acontece na segunda; saiba como e onde ver

Completamente visível em apenas três países, confira o horário em que o eclipse solar total começa

Publicado em: 07/04/2024 17:02
Última atualização: 07/04/2024 17:15

O eclipse total solar irá permitir que milhares de observadores possam vê-lo, nesta segunda-feira (8). Por cerca de 4 minutos, ele será visível no Canadá, Estados Unidos, México, além da América Central e Europa Ocidental. O Brasil, porém, não faz parte da trajetória do fenômeo. Isso não significa que o espetáculo não possa ser assistido pelos brasileros.


Eclipse solar total não poderá ser visto no Brasil - mas pode ser assistido Foto: NASA/Aubrey Gemignani/Divulgação

Nos três países da América do Norte, ele poderá ser visto de maneira completa. Já na América Central e em uma parte da Europa Ocidental, a população poderá ver o fenômeno de forma parcial. A América do Sul, no entanto, não conseguirá vê-lo.

Porém, nem tudo está perdido. Embora assistir pessoalmente seja impossível, não significa que não há como ver o espetáculo. 

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.

Que horas acontece o eclipse solar total?

De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil.
Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México; no Texas, no sul dos EUA; e o leste do Canadá.

Como assistir do Brasil

A próxima vez que o Brasil perceberá o dia virar noite completa será somente em 12 de agosto de 2045. Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.  
A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade.

Além de exibir o fenômeno, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto conversarão com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas, como habitualmente é feito durante observações públicas presenciais promovidas.

Segurança

O Observatório Nacional alerta que os eclipses nunca devem ser encarados diretamente sem a proteção adequada, pois podem causar danos permanentes à visão, como a queima da retina.

E, ao contrário do que muitos pensam, óculos de sol comuns, mesmo os muito escuros, não são apropriados para esse fim. Também não devem ser usados por não serem seguros:

chapas de raio-X;
lentes;
binóculos;
telescópios;
qualquer instrumento óptico sem os filtros corretos.

O uso de acessórios inadequados para observação de eclipses pode causar perda da visão temporária ou em definitivo.

A orientação do Observatório Nacional é que sejam usados filtros apropriados e mesmo assim não se pode olhar por muito tempo seguidos. Somente por cerca de 20 segundos para garantir a segurança.

Portanto, não há momento em que seja seguro olhar diretamente para o Sol durante um eclipse sem usar um filtro solar especial, por exemplo, em óculos de eclipse.

Próximos eventos

Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Porém, o eclipse solar total será visto pelos brasileiros em 12 de agosto de 2045, com ápice previsto para ocorrer às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.

Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova; e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundo
Matérias Relacionadas