ASTRONOMIA

Planeta aquático? Saiba mais sobre a descoberta de cientistas

Artigo científico, a partir de imagens do telescópio espacial Hubble, descreve descoberta de vapor de água em exoplaneta

Publicado em: 30/01/2024 15:20
Última atualização: 30/01/2024 17:08

Cientistas anunciaram uma descoberta inédita em artigo publicado na revista científica de astronomia "The Astrophysical Journal Letters". A descoberta foi feita através da análise de dados do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa. O artigo foi publicado no meio acadêmico no final de 2023, mas virou notícia mundial agora em janeiro de 2024.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Concepção artística do planeta GJ 9827 d Foto: NASA/ Hubblesite/ ESA/ Leah Hustak (STScI)/ Ralf Crawford (STScI)

O exoplaneta GJ 9827 d, que fica a 97 anos-luz da Terra, é o menor planeta fora do sistema solar, até agora, onde foi encontrado vapor d'água na atmosfera. O planeta orbita uma anã vermelha, GJ 9827, na constelação de Peixes.

Exoplanetas é como são chamados todos os planetas identificados em outras estrelas fora do sistema solar. Trata-se de um campo da astronomia que teve grandes avanços em anos recentes, graças a novos equipamentos, como o Hubble.

Embora o artigo descreva GJ 9827 d como "mundo aquático" ("water world", em inglês), não se trata, na verdade, da concepção popular que o nome evoca. Não se trata de um mundo com um mar gigante. Pelo contrário.

Os cientistas especulam que GJ 9827 d seja ou um planeta gasoso como Netuno ou um planeta semelhante à lua Europa, de Júpiter, onde já foi encontrada água em órbita. A diferença é que GJ 9827 d fica mais perto de sua estrela e as temperaturas na superfície são de mais de 400 graus Celsius.

Seja rochoso como Europa ou gasoso como Netuno, GJ 9827 d tem água em forma de vapor, segundo os cientistas. Isso o tornaria inóspito para seres humanos.

A descoberta foi feita através da observação de trânsito, que é quando o planeta passa em frente a sua estrela e é observada a auréola em volta dele, que em certos comprimentos de onda indica a composição da atmosfera ou do material em órbita.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O primeiro autor do artigo é Pierre-Alexis Roy, da universidade de Montreal, mas há 13 autores, do Canadá, Estados Unidos e Alemanha. O título original é "Water Absorption in the Transmission Spectrum of the Water World Candidate GJ 9827 d" ("Absorção de água no espectro de transmissão do candidato a planeta aquático GJ 9827 d").

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas