CURIOSIDADE

Qual a origem do 1º de abril conhecido como dia da mentira?

Pregar brincadeiras no 1º de abril é tão velho quanto a Idade Média, talvez mais, se popularizando no Brasil anos depois

Publicado em: 01/04/2024 09:38
Última atualização: 01/04/2024 10:31

Pega na mentira... Já cantava Erasmo Carlos. O 1º de abril é conhecido mundialmente como o dia da mentira, mas já parou para pensar de onde vem essa fama? O que fez com que essa data ficasse marcada assim pelo mundo?


O que fez com que 1º de abril ficasse marcado como dia da mentira pelo mundo? Foto: Freepik

Conhecido como o dia em que as pessoas pregam peças e brincam com pequenas - ou grandes - mentiras, chegou. Na realidade, essa brincadeira é tão velha quanto a Idade Média, talvez mais, se popularizando no Brasil anos depois.

Qual a origem do dia da mentira?

Em 1561, um poeta flamengo escreveu sobre um nobre que mandava os servos perambularem por aí, tentando cumprir tarefas ridículas para uma suposta festa de casamento.
O título desses versos seria "Refrão no dia de recados / que é primeiro de abril". Ele ficou conhecido como uma das primeiras citações ao dia da mentira, de acordo com o portal Reader's Digest.
Na França, um calendário diferente era usado e o ano mudava no dia 1º de abril. Assim, eles faziam festas desde o dia 25 de março, que duravam até a data.
Porém, em 1564, o calendário foi mudado para seguir um formato mais moderno, comemorando o ano novo em 1º de janeiro. Parte da população não deu muita credibilidade para isso.
Essas pessoas que se recusavam a acreditar na troca ficaram apelidadas de "bobos de abril", sendo alvo de brincadeiras, segundo a revista Exame.
No entanto, a verdade é que, apesar dos momentos em que o 1º de abril é referenciado ao dia da mentira em arquivos, ninguém sabe exatamente quando essa data surgiu exatamente.

Qual a origem do dia da mentira no Brasil?

Novamente, não há como saber exatamente como o dia se popularizou, mas é possível ver através de documentos quando foi mencionado.
No Brasil, isso aconteceu em 1828, quando um jornal mineiro chamado A Mentira deu a notícia de que o rei Dom Pedro I, que governava o País na época, havia morrido. Ela foi desmentida no dia seguinte.
Pela última vez, em setembro de 1849, este periódico convocou credores para um acerto de contas, marcado em um local que não existia, na data de 1º de abril.

Em 1º de abril de 1999, o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, exibiu na capa a atriz Fernanda Montenegro segurando uma estatueta do Oscar, comemorando o feito.

Na mesma página, outras notícias boas demais para serem verdade foram veiculadas, como o aumento do salário-base operário, a criação de uma Universidade Pública de Sorocaba. Na página 3, o jornal esclarecia: é mentira. 

*Readers Digest e Exame

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMundo
Matérias Relacionadas