ECONOMIA

PAQUETÁ: Indústria calçadista atualiza situação que envolve indenizações e salários; saiba mais

Empresa calçadista de Sapiranga concluiu a venda da sua operação de varejo em agosto

Publicado em: 29/08/2023 14:48
Última atualização: 25/10/2023 15:48

 A venda da operação do varejo da Paquetá The Shoes Company, de Sapiranga, para a Gaya Empreendimentos e Participações, holding controladora do Grupo Oscar Calçados, de São José dos Campos (SP), parece estar mesmo ajudando a companhia a sair da crise.

Paquetá enfrenta recuperação judicial desde 2019 Foto: Jefferson Bernardes/Preview

Nesta terça-feira (29), alguns ex-colaboradores, que preferem não se identificar, entraram em contato com esta coluna informando que a Paquetá pagou parcelas em atraso de indenizações e acertos trabalhistas. A situação envolve ex-funcionários de Recife (PE) e também do Rio Grande do Sul. Os relatos de atrasos são de prazos entre três meses a dois anos.

Um dos ex-funcionários, morador de Recife, contou que ficou pressionando a empresa, por meio da Justiça, durante meses. "Meu caso havia mudado de Comarca. Fiquei ligando, insistindo. E hoje (29) pagaram os atrasados, eu nem acredito", comentou.

O secretário-geral do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, Leandro Rodrigues dos Santos, não soube detalhar a situação das indenizações de ex-colaboradores da indústria da região, mas afirmou que os salários de agosto foram quitados esta semana. 

Os pagamentos dos funcionários da calçadista gaúcha estão sendo realizados em duas etapas e sem data certa.

 A venda

A negociação com o Grupo Oscar, que teve como intuito amenizar a crise financeira enfrentada pela calçadista de Sapiranga, foi concluída há duas semanas e envolveu apenas a rede de varejo. No leilão, com lance de R$ 90 milhões, o grupo paulista adquiriu 63 lojas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – divididas em 29 lojas Paquetá, 28 lojas Gaston e seis lojas Paquetá Esportes.

Para a venda dos pontos comerciais, foi constituída a empresa UPI Varejo Sul como uma unidade produtiva isolada – também conhecida pela sigla UPI, que é um conjunto de ativos da empresa em recuperação judicial.

Segundo o Grupo Oscar, todos os pagamentos em atraso, referente a UPI varejo, seguem sendo honrados, ou seja, todos os funcionários da Paquetá e Gaston estão com os salários em dia, conforme a empresa paulista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas