MEMÓRIAS

Seremos sempre debutantes

Publicado em: 04/10/2023 06:30
Última atualização: 25/10/2023 16:12

Ainda no final do século passado se praticava nas sociedades Aliança e Ginástica de Novo Hamburgo o "Baile das Debutantes", que substituía, em grande parte, as tradicionais e muitas vezes ostensivas festas de aniversário de 15 anos, quando as meninas supostamente ingressavam na vida adulta e eram apresentadas à comunidade.

Pois na década de 1970, quando foi a vez do meu grupo de estreantes entrar em cena, estes bailes eram grandiosos, reunindo um número considerável de meninas. Muitas de nós nos mantemos gratas aos pais por terem nos proporcionado momentos incríveis que, pensando bem, por serem compartilhados, eram menos dispendiosos do que as festas individuais.

Lá íamos nós, portando os mais lindos vestidos de nossas vidas, longos, bordados com pompa e circunstância, de mãos dadas com os orgulhosos pais, a desfilar no grande salão. Depois vinha a valsa e todo baile orquestrado.

Hoje, meninas bem maduras, criamos um grupo no WhatsApp, onde mantemos comunicação constante a ponto de nos proporcionar encontros que duram o dia inteiro. No sábado teremos nosso terceiro encontro na nossa terra natal, aliás, muito aguardado, reunindo sexagenárias que hoje vivem em diversas cidades do Estado e do País. Vai ser um momento de recordações onde nos vestiremos à moda daquela época. E também de trocas, bem como costumam ser nossas conversas, que atestam - seremos sempre debutantes, estreantes, iniciantes, inaugurantes de novos tempos em nossas vidas. Casamos, separamos, parimos, trabalhamos, aposentamos e vivemos contemporâneas em mudança permanente. É a vida!

LEIA MAIS ARTIGOS DE SUZANA KUNZ

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas