CRIMES NA REGIÃO

Após confronto, BM faz ação ostensiva na Vila dos Tocos, em São Leopoldo

Após confronto armado que gerou prisão de 18 pessoas em São Leopoldo, Brigada Militar reforça a segurança; BM faz ações também em Portão

Publicado em: 16/03/2024 11:44
Última atualização: 16/03/2024 13:02

Após o confronto armado com a polícia que culminou em um homem morto, 18 pessoas detidas, entre elas, duas baleadas, a Brigada Militar realiza uma operação intensiva para reforçar a segurança na Vila dos Tocos, do bairro Rio dos Sinos.

A ação, iniciada na quinta-feira (14), ocorre durante dez dias, sendo intensificada durante o turno da noite.

Brigada Militar reforça a segurança na Vila dos Tocos após confronto armado Foto: Divulgação/25ºBPM

O atual comandante do 25º Batalhão da Brigada Milita, Flori Chesani Júnior, afirma que não pode divulgar a quantidade de agentes envolvidos ou os horários exatos das operações porque a divulgação dessas informações prejudicaria a estratégia.

"Isso também vai depender da evolução dos fatos e a definição será feita com base na nossa análise criminal", explica.

"Estamos realizando operações ostensivas nas imediações, com operações de saturação de área, dissuasão focada e abordagens qualificadas", continua.

Sem toque de recolher

Questionada sobre a possibilidade de um toque de recolher para reforçar a segurança na localidade, a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Gisela Matheus, diz não ter conhecimento sobre a ordem de toque de recolher ou "qualquer tema assim semelhante".

Em nota, a titular da pasta informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) continuará trabalhando em ritmo normal, sem ampliação de turnos, equipes ou quaisquer outras modificações em suas operações.

"A Guarda Civil Municipal (GCM) seguirá com seu trabalho de servir à comunidade leopoldense, atendendo os encaminhamentos solicitados pelos munícipes, assim como a Prefeitura de São Leopoldo continuará normalmente com o atendimento e na prestação dos serviços à comunidade em todos os bairros do município."

Giselda finaliza o conteúdo da nota oficial reforçando que, apesar do violento episódio no bairro Rio dos Sinos, "a cidade vem apresentando significativos índices de redução de violência como os apresentados na última reunião do GGI-M, segue atuando de forma articulada com todas as forças de segurança, especialmente em ações preventivas".

Ação ostensiva é intensificada nos turnos da noite Foto: Divulgação/25º BPM

Arsenal é apreendido

O confronto com a polícia aconteceu na noite da quarta-feira (13) e resultou na apreensão de um fuzil calibre (cal) 556, um fuzil cal 762, uma espingarda semiautomática cal 12, oito pistolas cal 9 milímetros, uma pistola cal 40, um revólver cal 38, 326 munições de diversos calibres, 14 carregadores de pistolas, dois carregadores de calibre 12, três carregadores de fuzil, um coquetel molotov, cinco litros de gasolina, dois pares de placa balísticas, uma porção de maconha e duas motocicletas.

Crimes em Portão

De acordo com Chasani, o 25º BPM, que também atende Portão, está realizando a mesma operação no município, onde foram cometidos diversos crimes durante a semana.

O episódio mais repercutido foi o assassinato da professora Diná Hadres, baleada após uma tentativa de interceptação de veículo no bairro Estação Portão. Querida pela comunidade, ela foi homenageada pela equipe da escola onde lecionou por 30 anos.

Além deste crime, também houve uma troca de tiros entre um empresário e um trio de criminosos no bairro Macaco Branco; e um homem que foi vítima de um ataque de tiros no bairro Cantão, quando foram feitos mais de 20 disparos com uma pistola calibre 9 milímetros.

Combate à violência na região do Vale

O comandante Chasani ressaltou a eficiência do trabalho policial, tanto no caso acontecido em Portão, como o caso de São Leopoldo.

"No caso da professora de Portão, conseguimos dar uma resposta à comunidade, bem com à família da professora", menciona.

"No caso de São Leopoldo, foi uma ação exitosa porque conseguimos, com pequena notícia acerca de uma organização criminosa, fazer um trabalho de inteligência e prender inúmeras pessoas e apreender inúmeros armamentos, tudo isso antes da prática de qualquer crime", completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas