FIM DA ESPERA

Corpo de homem desaparecido é liberado mais de 50 dias após ter sido encontrado no Rio dos Sinos

Familiares e amigos de Adan Ubatuba Cesca, 40, se despedem dele nesta sexta-feira (26)

Publicado em: 25/01/2024 21:56
Última atualização: 25/01/2024 21:57

Familiares e amigos de Adan Ubatuba Cesca, finalmente poderão se despedir do seu ente querido. O corpo do homem de 40 anos foi liberado pelo Departamento Médico-Legal (DML) nesta quinta-feira (25), mais de 50 dias após ele ter sido encontrado parcialmente submerso no Rio dos Sinos


Adan Ubatuba Cesca desapareceu no fim de novembro do ano passado e foi encontrado morto no dia 3 de dezembro Foto: Arquivo pessoal

Adan era morador de Sapiranga e desapareceu no dia 24 de novembro de 2023, após ter saído da casa de um irmão, em Campo Bom, alegando que trabalharia em Lomba Grande, sem mencionar o endereço ou contratante. O homem prestava serviços construção, limpeza de terrenos e reparos elétricos.

O corpo dele foi encontrado no dia 3 de dezembro do ano passado, no trecho do rio que fica no limite entre Novo Hamburgo com São Leopoldo. Na época, pessoas que passavam pelo local viram o cadáver nas margens do rio e chamaram o Corpo de Bombeiros de São Leopoldo.

A vítima foi encaminhada para o DML para necropsia, para confirmar a identificação e esclarecer a causa da morte. No entanto, após obter informações sobre vestimentas e tatuagem, a família já afirmava que o corpo era de Adan.

Porém, a confirmação, assim como a liberação do corpo, seria possível somente após confronto de DNA. A família chegou a relatar dificuldade de comunicação e acesso a informações para realizar a coleta de material genético para os testes. O exame foi realizado no dia 5 de dezembro, dois dias após o corpo ter sido encontrado.

No atestado de óbito a causa da morte consta como "indeterminada" com a justificativa de que "corpo em avançado estado de putrefação". O documento ainda diz que exames complementares são aguardados.

A reportagem entrou em contato com o Intituto-Geral de Perícia (IGP), responsável pelo DML, para entender o processo de identificação e a demora para a liberação do corpo. Até a atualização mais recente dessa matéria, o órgão não havia respondido. O espaço está disponível para manifestação. 

Último adeus

O velório teve início por volta das 21 horas desta quinta-feira (25), na Escola Estadual Amapá, em Vale Verde, cidade a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre. O sepultamento está previsto para as 9 horas desta sexta-feira (26) no Cemitério Municipal de Vale Verde. “Junto a nossos avós maternos, que era um desejo dele”, revela Eder Ubatuba Cesca, irmão de Adan. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas