abc+

INFORMAÇÕES CONTRADITÓRIAS

Era para ser secreta: Como foi a operação que mobilizou dezenas de policiais e bloqueou ruas na área central de Novo Hamburgo

Dois carros-fortes da Prosegur chegaram a Novo Hamburgo escoltados por mais de 10 viaturas e dezenas de policiais 9 horas após o início do bloqueio da Rua Bento Gonçalves

ico_abcmais_azul
Publicado em: 07/12/2024 às 18h:19
Publicidade

Uma operação que deveria ser sigilosa, mas que mobilizou dezenas de policiais e bloqueou a Rua Bento Gonçalves, no centro de Novo Hamburgo, permanece cercada de mistério e informações desencontradas.

As informações oficiais divergem de imagens captadas por moradores e de relatos obtidos pela reportagem do ABCmais com testemunhas. O que se sabe, de concreto, é que a operação está ligada a uma movimentação volumosa de valores entre agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Operação para a movimentação volumosa de valores em Novo Hamburgo bloqueou ruas e colocou policiais com armas de grosso calibre nas esquinas do Centro | abc+



Operação para a movimentação volumosa de valores em Novo Hamburgo bloqueou ruas e colocou policiais com armas de grosso calibre nas esquinas do Centro

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

SAIBA MAIS: Ruas do Centro de Novo Hamburgo são liberadas após operação; veja o que dizem os órgãos envolvidos

A mobilização, que iniciou às 5 horas deste sábado (7), com o bloqueio da Rua Bento Gonçalves, entre as ruas Joaquim Nabuco e Gomes Portinho, terminou por volta das 15 horas, depois que um comboio envolvendo mais de 10 viaturas policiais e dois carros-fortes da Prosegur chegou à agência da Caixa no local, em Novo Hamburgo.

O comboio, que escoltou os carros-fortes, chegou à agência hamburguense às 14h16, ou seja, cerca de nove horas após o início do bloqueio que prejudicou o comércio e atrapalhou a vida dos moradores do trecho.

LEIA TAMBÉM: Movimentação de valores está por trás de operação secreta que bloqueia ruas de Novo Hamburgo

Agentes das forças especiais da Brigada Militar, como o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Polícia de Choque, além de viaturas da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), escoltaram os dois carros-fortes.

Este comboio saiu do edifício-sede da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre, localizado no entorno da Praça da Alfândega, e seguiu rumo a Novo Hamburgo. Imagens mostram a mobilização do início da operação no entorno da sede da Caixa Econômica na Capital.

 



 

Caixas e mais caixas foram descarregadas em Novo Hamburgo

Assim que o comboio estacionou em Novo Hamburgo, iniciou-se a operação para descarregar o que os carros-fortes trouxeram à agência local.

“Com certeza, eles descarregaram caixas e mais caixas. Só tiraram caixas e sacos dos carros-fortes”, afirma um morador, que acompanhou toda a ação do edifício onde reside. Ele pede para não ser identificado.

Imagens registradas por moradores contradizem as informações oficiais  | abc+



Imagens registradas por moradores contradizem as informações oficiais

Foto: Divulgação

A Brigada Militar, por sua vez, afirma que a movimentação volumosa de valores se trata de bens penhorados na agência de Novo Hamburgo e que seriam levados para outras agências da região.

“São bens que estavam em custódia, objetos. Essas informações nem são repassadas, até porque não são interessantes de divulgar”, argumenta a capitã Carine Reolon, que coordenou o bloqueio da área central de Novo Hamburgo.

VEJA TAMBÉM: DEZEMBERFEST: Festa segue com programação gratuita até domingo na região; veja onde

A ação para descarregar os carros-fortes durou aproximadamente 40 minutos. Por volta das 15 horas, ocorreu a desmobilização da operação que era para ser secreta, mas que chamou a atenção de toda a comunidade.

A assessoria de imprensa da Caixa afirma que não houve movimentação de dinheiro, mas não esclarece de forma definitiva o que ocorreu. “É uma operação delicada que não foi divulgada para resguardar a segurança e o sucesso da própria operação”, limitou-se a dizer.

Inicialmente, Brigada Militar justificou que bloqueio era para realização de obra

Na manhã deste sábado (7), após começar a repercutir o bloqueio de vias na área central, especialmente através de comerciantes inconformados pela falta de clareza sobre o que estava acontecendo, principalmente por ter ocorrido sem aviso prévio, a Brigada Militar informou, oficialmente, que estava realizando o “isolamento do local para realização de uma obra”.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE FOCADA NAS CIDADES DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Novo Hamburgo tem ruas fechadas na manhã deste sábado (7) | abc+



Novo Hamburgo tem ruas fechadas na manhã deste sábado (7)

Foto: Susi Mello/GES-Especial

A mesma mensagem estava sendo repassada a moradores, que foram impedidos de chegar em casa, de carro. “Nós tivemos que deixar o carro a duas quadras de casa, cheio de compras do mercado. Um soldado da Brigada Militar disse que estava ocorrendo um exercício envolvendo uma tubulação de gás, e que, para nossa segurança, não podíamos passar”, relata outro morador da Rua Bento Gonçalves, que também pede para não ter o nome divulgado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade