CONTABILIZANDO ESTRAGOS

CATÁSTROFE NO RS: "Vamos conseguir recuperar Três Coroas", diz prefeito que teve 80% do município devastado

Alcindo Azevedo apela por ajuda para reconstruir a cidade de 25 mil habitantes

Publicado em: 09/05/2024 16:02
Última atualização: 09/05/2024 16:03

O município de Três Coroas, no Vale do Paranhana, teve praticamente toda a cidade submersa pela água. A estimativa preliminar da prefeitura é que 18 mil dos 25 mil habitantes tenham sido afetados pela enchente que assola o Rio Grande do Sul. Ou seja, 72% dos moradores assistiram o Rio Paranhana invadir ruas, casas, mercados e hospitais, deixando para trás um rastro de destruição. A projeção é que 80% do território tenha sido devastado pela enchente.


Água já retornou para o leito em Três Coroas Foto: FTZ Audiovisual

Os dados foram atualizados pelo prefeito Alcindo Azevedo (PSDB) durante entrevista ao programa Tá na Hora, da Rádio ABC 103.3 FM, nesta quinta-feira (9). “A gente sabe que a recuperação da cidade vai levar tempo, mas nós vamos conseguir recuperar Três Coroas”, afirmou o prefeito durante entrevista à rádio.

Até esta quinta (9), havia cerca de 60 pessoas nos abrigos da cidade. Inicialmente, 245 haviam sido encaminhadas a alojamentos emergenciais na última semana.


Prefeito Alcindo Azevedo (PSDB) concedeu entrevista ao programa Tá na Hora, da Rádio ABC 103.3 FM Foto: Reprodução

Conforme Azevedo, quase todas as pontes que dão acesso ao interior foram danificadas ou destruídas “algumas foram inteiras levadas pela água”, onde pessoas de diferentes localidades seguem isoladas. “Estamos encaminhando um pedido de recursos para o Governo Estadual e Federal para recuperar as pontes”, adiantou, mas aponta que a prioridade agora é a ajuda de voluntários para atuarem na limpeza e maquinário de grande porte.

“Precisamos de caminhões e retroescavadeiras para remover os entulhos, então deixo meu pedido, quem tiver e puder nos ajudar, procure a Secretaria de Obras. Estamos precisando muito deste auxílio.”

Ainda de acordo com o gestor, o município não apresentava pontos de alagamentos nesta quinta, ainda assim, a maior parte dos afetados não puderam retornar para as suas residências afetadas pela enchente. “Muitos estão em casa de amigos ou parentes, pois ainda estamos na fase de limpeza e muitas pessoas não retornaram porque perderam tudo dentro de casa.”

Três óbitos foram registrados

Na cidade formam registras ainda três vítimas fatais. Onore Scheffer Bauer, de 66 anos, encontrado na tarde de sábado (4), no bairro Vila Nova, às margens do Rio Paranhana, próximo ao limite com Igrejinha. E duas crianças, um menino de 10 anos e uma menina de 6, localizados na última segunda-feira (6) próximos ao local onde moravam, no bairro Linha Café. Os nomes não foram divulgados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas