abc+

REVIRAVOLTA

ELEIÇÕES 2024: União Brasil de Busato se afasta da aliança com Jairo Jorge; entenda

Partido soltou nota nesta segunda-feira e atribuiu decisão à "maior crise institucional da história de Canoas"

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 18/03/2024 às 20h:02 Última atualização: 18/03/2024 às 20h:03
Publicidade

A reviravolta da reviravolta. Assim pode ser definida a decisão do União Brasil de se afastar da aliança multipardiária que chamou atenção nos últimos meses ao aproximar o prefeito afastado Jairo Jorge (PSD) e o ex-prefeito e deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil). O partido de Busato diz que terá candidato a prefeito ou vice em outubro.

Frente ampla vem sendo construída pelo prefeito afastado Jairo Jorge; União Brasil sai do grupo | abc+



Frente ampla vem sendo construída pelo prefeito afastado Jairo Jorge; União Brasil sai do grupo

Foto: Divulgação

Em 2020 eles travaram uma acirradíssima disputa pela Prefeitura de Canoas. No segundo turno Jairo impediu a reeleição de Busato, mas depois acabou afastado do cargo pela Justiça no âmbito da Operação Copa Livre.

Ao longo do dia, em uma reunião dos partidos que costuram a aliança, chamou atenção a ausência de representantes do União Brasil. No fim da tarde o partido soltou nota sobre o assunto. Diz claramente que tomou “a decisão da saída das discussões da frente recém-criada”.

O texto ainda diz que o União Brasil segue “um caminho de independência” e deseja “a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais”.

Até esta segunda-feira (18), o cenário eleitoral que se desenhava em Canoas tinha basicamente três grupos principais. De um lado, o prefeito afastado Jairo Jorge e o deputado federal Busato apoiados por uma dezena de partidos.

De outro, o vice eleito em 2020 e prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, que semana passada trocou o Avante pelo PP. Como terceira via, o ex-aliado de Jairo, Felipe Martini, pelo PL. Procurada, a assessoria de Jairo Jorge não comentou o assunto até a publicação deste conteúdo.

Veja a íntegra da nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa. Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade.

Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade