NOVO COMANDO

Investimentos regionais serão prioridades, diz novo presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico

Flávio Foss, prefeito de Araricá, assume a Amvag em 2024 em busca de fomentar o turismo regional

Publicado em: 13/12/2023 03:00
Última atualização: 13/12/2023 14:42

Em um momento de apreensão dos gestores municipais diante da perspectiva do aperto nas contas a partir de 2024, o prefeito de Araricá, Flávio Foss (PSL), foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e do Consórcio Público (CP) Sinos para o ano de 2024, sucedendo Diego Francisco (PSDB), prefeito de Estância Velha, que comanda a associação de prefeitos até o dia 31 de dezembro.


Flávio Foss Foto: Juarez Machado/GES

A eleição foi realizada através de voto por aclamação em reunião de encerramento e prestação de contas da atual gestão, na última sexta-feira (8). Foss terá ao seu lado o prefeito de Presidente Lucena, Gilmar Führ (PSDB), como vice-presidente.

Entusiasta do Vale Germânico, Foss quer fazer deste um tema prioritário em seu período como presidente, como alternativa, diante da projeção de perda de receita provocada pela redução do ICMS e a desoneração da folha.

No radar, estão a oferta de formações para os servidores municipais para atendimento aos turistas e eventuais parcerias com outras entidades e órgãos governamentais visando o fomento do turismo regional. "Nossas origens germânicas possuem potenciais para atrair os turistas pra cá, o que injetaria recursos nos municípios, o que será essencial com a projeção de redução de repasses que impactam diretamente na administração municipal".

Mas o presidente também se mostra atento às demandas locais de cada um dos 14 municípios da Amvag. Em entrevista à reportagem, Foss projeta o mandato e adianta ações que pretende desenvolver durante sua gestão. "Vamos fazer um pente-fino nas demandas de cada gestor e assim buscar recursos em blocos com os deputados e governo do Estado para problemas pontuais como a falta de acesso asfáltico a municípios e recursos para a saúde. Além dos nossos pleitos históricos: a duplicação da BR-116, no trecho entre Morro Reuter e Novo Hamburgo e a extensão da BR-448", pontua.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas