abc+

ELEIÇÕES 2026

Procura por cartórios eleitorais aumenta a poucos dias do prazo final; fique atento

Locais registram fila para atendimento na reta final do prazo

Publicado em: 05/05/2026 às 06h:32 Última atualização: 05/05/2026 às 06h:55
Publicidade

Os prazos eleitorais estão chegando ao fim, conforme a legislação e calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ter a participação garantida nas eleições de outubro, a população deve solicitar o título até quarta-feira (6).

Publicidade

A data também limita a transferência do domicílio eleitoral e a regularização da situação do eleitor que estiver em débito com suas obrigações.

No Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou plantões nos dois últimos finais de semana (25 de abril, 1º, 2 e 3 de maio). O objetivo era atender à demanda daqueles que não possuem disponibilidade em dias úteis.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Movimento intenso no começo desta tarde (4) na Central de Atendimento ao Eleitor de Novo Hamburgo para regularização do título | abc+



Movimento intenso no começo desta tarde (4) na Central de Atendimento ao Eleitor de Novo Hamburgo para regularização do título

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Calor acima de 30°C e frio com temperaturas negativas marcam a semana no RS

Publicidade

Entre os dias 27 de abril e 3 de maio, foram 1,1 mil atendimentos nos cartórios da 76ª e 172ª zonas eleitorais de Novo Hamburgo. Em São Leopoldo, 1,5 mil pessoas compareceram aos cartórios da 51ª e 73ª zonas eleitorais. Já em Canoas, 2,1 atendimentos foram efetuados nos locais destinados à 66ª e 134ª zonas eleitorais.

Cada cartório tem autonomia para definir o horário de funcionamento. Em Novo Hamburgo, o expediente segue das 12 às 19 horas, enquanto em São Leopoldo o atendimento será das 9 horas às 17h30, sem fechar ao meio-dia nesta terça (5) e quarta-feira (6). Já em Canoas, o plantão será das 8 às 19 horas.

Serviços

Para quem busca regularizar o título, são duas opções: regularização online para quem já possui a biometria e presencial para o eleitor que não coletou. O eleitor poderá procurar qualquer cartório, independente do domicílio.

Publicidade

Para quem for fazer o primeiro título de eleitor, vai precisar do RG ou da Carteira de Trabalho. A CNH é inválida. Menores de idade que completam 16 anos até o dia 4 de outubro estão aptos a formalizar o título de eleitor. A biometria também está sendo coletada.

VIU ESSA? Escola da região que já teve maior nota no Enem no Brasil sofre com falta de profissionais

Publicidade

Para saber se a biometria já foi coletada, o eleitor deve se atentar ao período da pandemia de Covid-19, que não teve o registro por parte do TRE. Ou seja, quem fez o alistamento eleitoral entre 2020 e 2021, precisa buscar a Justiça Eleitoral.

Além de ir até um cartório eleitoral, as solicitações de mudanças no endereço, troca de domicílio eleitoral e regularização podem ser feitas via internet. O único serviço que precisa ser efetuado presencialmente é o primeiro título.

Quem possui a biometria deve acessar o site jedigital.tre-rs.jus.br/jed/home e buscar a opção para consultar a situação do título. Dúvidas podem ser resolvidas através do WhatsApp pelo número (51) 2312-2015.

Publicidade

Por esse caminho, é possível ter acessos automáticos ou falar com um atendente do TRE-RS. O aplicativo e-título também pode ser consultado e está disponível para Android e iOS.

Busca em Novo Hamburgo

A busca pela regularização do título do eleitor, para poder exercer o direito ao voto, começou intensa no começo da tarde desta segunda-feira (4). Na Central de Atendimento ao Eleitor de Novo Hamburgo, na Rua Marcílio Dias, nº 1779, uma fila com dezenas de pessoas se expandia aos arredores do estabelecimento. De acordo com o relato de usuários, a espera chegou a passar de uma hora.

Publicidade

É o caso de Adriana Caren Wolek Rosa, de 39 anos, que foi com o filho Kauan Wolek, 20, tirar o primeiro título de eleitor. Ela aproveitou a visita no local para fazer a atualização cadastral, mas foi surpreendida pelo volume de pessoas que também aguardavam por assistência. “Eu imaginava, mas não pensei que fosse tanto. Se eu soubesse do plantão no feriado, tinha vindo, porque acho que a maioria iria ficar em casa”, diz.

Também em busca de atualização cadastral e coleta de biometria, Laura Franke, 23, tirou o dia de folga para resolver as pendências. “Na placa estava escrito que eles atenderam neste final de semana, mas eu não sabia porque ainda sou nova na cidade. Eu não imaginei que teria muita gente, tanto que cheguei ao meio-dia (horário que abre)”, comenta.

Publicidade
Publicidade