JANELA PARTIDÁRIA

ELEIÇÕES 2024: Vereador de Novo Hamburgo muda de partido duas vezes em menos de 24 horas

Janela que permitia migração entre legendas sem risco de perda de mandato encerrou na sexta-feira

Publicado em: 07/04/2024 14:41
Última atualização: 07/04/2024 15:30

O vereador Vladi Lourenço, de Novo Hamburgo, fez uma verdadeira dança das cadeiras durante a janela partidária e em menos de 24 horas trocou de partido duas vezes.


Lourenço estava no PSDB, mudou para o União Brasil de Lüders (na esquerda) na quinta-feira e na sexta, assinou a filiação ao Podemos de Ito Luciano (na direita) Foto: Divulgação

A janela partidária, que se fechou às 23h59 de sexta-feira (5), é o intervalo de 30 dias que a legislação concede a vereadores para que troquem de partido sem o risco de perder o mandato. Ela ocorre seis meses antes da eleição.

Entenda o troca-troca 

Em 7 de março, data de início da janela partidária, Vladi integrava o PSDB. Na noite da última quinta-feira (4), se reuniu na sede do União Brasil em Porto Alegre, com o deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente da legenda no Rio Grande do Sul, e o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, presidente do diretório local, para assinar a ficha de filiação ao União. "Muito obrigado, Márcio (Lüders). A gente fica muito feliz com o União Brasil. Vamos fazer um trabalho num projeto muito importante para Novo Hamburgo junto com o nosso presidente Busato, firme e forte", afirmou Vladi, em vídeo divulgado nas redes sociais da sigla.

Mas a mudança para a casa nova não durou nem 24 horas. Na tarde de sexta, último dia da janela partidária, o Podemos anunciou a filiação do vereador. Em vídeo gravado na sede do partido, reunindo lideranças políticas e representantes dos movimento Jovem e da Mulher, o parlamentar foi apresentado como novo reforço do Podemos.

“É com grande satisfação e alegria que estou aqui com nosso grande líder, Ito Luciano, para fazermos um projeto bonito para Novo Hamburgo”, disse Vladi ao lado do vereador Ito Luciano, que migrou do PRD para o Podemos na abertura da janela partidária. Na última semana a sigla já havia anunciado a filiação do ex-prefeito José Aírton dos Santos.

Questionado sobre as mudanças, afirmou que, a decisão foi baseada em "estratégia eleitoral". “Na minha concepção o União apresentaria uma legenda competitiva, e eu arriscaria de ficar de fora. Portanto busquei um partido com um projeto mais acessível”, argumentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas