A população de São Sebastião do Caí e de outros nove municípios da região voltou a contar com uma estrutura própria para o atendimento da Previdência Social.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou, na terça-feira (23), uma nova unidade na cidade, marcando o fim de um período de improviso forçado pelas condições climáticas que assolaram o Rio Grande do Sul.
A antiga sede do órgão estava de portas fechadas desde maio de 2024, quando foi severamente castigada pelas enchentes que devastaram o estado. Durante pouco mais de dois anos, os cidadãos que precisavam resolver pendências previdenciárias dependiam de um espaço cedido temporariamente pela subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Agora, o serviço ganha um endereço definitivo na Rua Doutor Bruno Cassel, número 1044, no bairro Vila Progresso, operando de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia.
O novo prédio, que funciona sob regime de aluguel, foi estruturado para absorver a demanda regional com mais conforto e agilidade. O espaço conta com dois guichês de triagem e quatro de atendimento geral, além de salas específicas para a realização de perícias médicas e para o serviço de reabilitação profissional.
O espaço atende São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Vendelino, Feliz, Alto Feliz, Vale Real, Linha Nova, São José do Hortêncio, Harmonia e Tupandi.
BR-116: Confira como ficou o trânsito em Novo Hamburgo após mudanças para construção de túnel
Com uma média de 50 atendimentos diários, a unidade é responsável por gerenciar o pagamento de 25.451 benefícios. Esse montante injeta mensalmente R$ 14.408.391,71 na economia local.