Depois de aproximadamente 11 meses fechada para reforma, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer, de Sapiranga, reabriu para o público na segunda-feira (2). Com a reabertura, os visitantes passaram a ter acesso a um novo espaço moderno e tecnológico, além da ampliação no acervo literário.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial
CONFIRA: Taquara recebe exposição que conta as origens do Carnaval
Para o início das obras, os exemplares foram retirados e acondicionados no Fly Hub, de acordo com a diretora de Cultura, Giovana Canani. Entre as mudanças que a biblioteca recebeu estão a revitalização elétrica, obras para conter infiltrações, troca de piso, pinturas, criação de um espaço infantil e compra de novos móveis, como sofás, pufes, mesas, entre outros.
No retorno dos exemplares para a instituição, os livros foram catalogados e organizados conforme as normas. O acervo passou por atualizações, tanto de livros doados para bibliotecas atingidas pela enchente de 2024 quanto de novas obras, em torno de 2,5 mil, com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, totalizando 16 mil exemplares disponíveis para empréstimo.
“Surgiu a necessidade [das mudanças] porque a cultura é muito importante, então quando tu vai trazer o jovem e a criança, que vive muito online, ele se depara com o livro e vê outra linguagem diferenciada”, afirma Giovana.
Planos para atrair e manter leitores
O investimento para reforma e mobiliário foi de cerca de R$ 180 mil, sendo R$ 50 mil oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o restante da administração municipal. Desde a reabertura, a equipe está pesquisando com os visitantes os livros mais desejados e um dos planos é investir cerca de R$75 mil na aquisição de novos exemplares, além de um novo sistema de atendimento na biblioteca.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
De acordo com a bibliotecária Paula Giacumuzzi, a instituição conta com 7,5 mil usuários ativos, sendo o maior público o infantil. Desta forma, entre os planos está a criação de projetos, oficinas, contação de histórias, saraus, atendimentos no turno da noite e momentos com autores locais. “Fazer desta biblioteca um espaço principal, aconchegante, humano, agradável, cheiroso e bonito”, ressalta Giovana.
Público já visita novo espaço
As primas Kemilin de Mello, 19 anos, Samara Tormes, 15, e Larissa Tormes, 12, costumam frequentar o local quinzenalmente e foram surpreendidas positivamente com as mudanças. “A gente achou bem interessante, porque sempre gostamos de vir, então quando estava passando pela reforma, a gente ficou com bastante saudade”, conta Samara.
O trio de meninas retira obras de gêneros variados e articula estratégias para manterem a leitura em dia, como a criação de listas e pesquisa por gêneros na biblioteca.