Com a chegada das primeiras massas de ar polar e a baixa da temperatura, a Serra gaúcha ganha contornos de cartão-postal. Em São Francisco de Paula, Lago São Bernardo, cercado por plátanos em tons avermelhados sinaliza que é tempo de se aquecer ao redor do fogo e da boa mesa. E é neste clima que a cidade realiza, de 15 a 17 de maio, o 7º Festival Gastronômico da Batata.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Foto: Silvio Kronbauer/Divulgação
Com entrada gratuita no Centro de Eventos, o atrativo celebra o tubérculo que é o pilar econômico da região, responsável por uma colheita anual superior a 103 mil toneladas.
A estrutura este ano foi ampliada para receber mais de 8 mil visitantes, oferecendo pratos inéditos com curadoria da UCS, com valores acessíveis entre R$ 25 e R$ 35.
Prepare o casaco: RS vai de 35ºC para abaixo de 0ºC em mudança radical nas temperaturas
Além das dez operações locais, a Arena Gastronômica será o palco de aulas-show com nomes de peso, como Arika Messa, estrela do reality Chef de Alto Nível (TV Globo), trazendo sua expertise no fogo e na cozinha afetiva; Manoel de Oliveira, especialista em brasa com passagens por hotéis de luxo; George Lima, que conecta o tropeirismo à contemporaneidade; e Rafaela Anjos Barreto, campeã do Festival da Gastronomia em 2025.
A programação cultural não fica atrás. Durante os três dias, artistas de pop, rock e música tradicionalista se apresentam no palco principal, enquanto a Banda Real Madrid anima o público com a tradição das bandinhas alemãs.
O evento conta ainda com espaços de artesanato, agricultura familiar e uma variada carta de bebidas, de chopp artesanal a vinhos da serra.
Parque do Lago em Canela inicia revitalização com investimento de R$ 600 mil