Professores da rede municipal de Capela de Santana reclamam que entraram de férias no dia 2 de janeiro, mas não receberam o pagamento relacionado ao período de descanso. Conforme uma docente, que não quis se identificar, a única informação que a categoria recebe do setor de Recursos Humanos da Prefeitura, é que a pasta está enfrentando problemas técnicos no sistema e que não há previsão de pagamento.”

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Capela de Santana
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP
A docente contou que trabalha há 13 anos como professora da rede municipal, e que não lembra de ter recebido algum pagamento de férias no período correto. “Nunca podemos nos programar contando com o dinheiro das férias. E não são somente os professores, todos os profissionais das escolas estão na mesma situação, como atendentes, merendeiras e secretárias.”
Outra professora, que também não quis se identificar, relatou que não há diálogo entre a categoria e a Prefeitura, e que os docentes não receberam nenhuma previsão de datas para receber o pagamento das férias. “Além de perseguição política, sofrida pelos professores que não fizeram campanha explícita para a situação, o prefeito tentou aprovar o plano de carreira do magistério, que retirava direitos dos professores, que deixava na mão dele promoções e desdobramentos, aumento de carga horária sem remuneração.”
LEIA MAIS: As Gurias da Cozinha lança campanha de arrecadação de material escolar
Um professor, que atua no município há 24 anos, relatou que em todos os anos a mesma situação se repete. “Saímos de férias e não recebemos como deveria ser. O sentimento é de descaso com a classe, o que leva a desmotivação.”
De acordo com o profissional, os professores organizam suas férias, muitas vezes contando com os valores que tem a receber e isto não acontece, causando frustração. “Fazemos sempre o melhor pelos nossos alunos e nossas escolas, e esperamos que isso seja reconhecido.”
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Capela de Santana não se pronunciou até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.