abc+

REGIÃO

Rota Romântica celebra 30 anos com jantar em Nova Petrópolis

Comemoração ainda conta com atividades nesta quinta-feira (23), e no sábado (25)

Publicado em: 22/04/2026 às 22h:03 Última atualização: 22/04/2026 às 22h:04
Publicidade

A noite desta quarta-feira (22) foi de celebração para os municípios que compõem a Rota Romântica. Direto da Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis, o projeto cultural e turístico celebra 30 anos de existência.

Publicidade

Atuais prefeitos dos municípios da Rota Romântica | abc+



Atuais prefeitos dos municípios da Rota Romântica

Foto: Bruno Morais/GES Especial

“É uma noite muito especial, onde estaremos os 14 municípios aqui reunidos, com os nossos prefeitos fundadores, nossos ex-presidentes, nossos patrocinadores e todas as pessoas das quais temos recordações muito especiais. 30 anos em uma entidade são muitas pessoas que colaboraram conosco. Por isso, essa noite é muito especial”, define a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Haas.

Presidente da Romantische Straub, a Rota Romântica alemã, Jürgen Wünschenmeyer, deu detalhes sobre sua nova visita ao Rio Grande do Sul. “Eu estive aqui diversas vezes e tenho alguns colegas e amigos comigo que testemunharam a Rota Romântica pela primeira vez. Todas as pessoas estiveram muito felizes nos lugares por onde passaram, e estão sempre surpresos e felizes com a fraternidade dos alemães (do RS), com a cultura e a cerveja, claro. Acho que essa é a chave para o sucesso: conhecer pessoas, manter contato, desenvolver amizades; isso é turismo. Turismo e feito de pessoa para pessoa”

O jantar contou com a participação de ex-prefeitos das 14 cidades que compõem a Rota e participaram de seu desenvolvimento, ex-presidentes e a atual gestão da própria Rota, além do presidente da entidade que inspirou a iniciativa brasileira, direto da Alemanha, a Romatische Strabe. A atividade contou com discursos e homenagens dos nomes ligados ao projeto.

Outra representante alemã no evento foi Uta Kerrer, diretora de um museu na Alemanha. De seu centro histórico vieram fotos com trajes típicos do país europeu, que foram expostos nos últimos dias na Assembleia Legislativa do estado.

Publicidade

Para Uta, a cultura germânica original e a que é vivida aqui na região são parecidas em diversos aspectos. “As pessoas são muito amigáveis aqui, tem ótimas conversas. Acho que a primeira coisa que nos conecta é a língua, (porque) as pessoas falam em português, (mas) muitas também falam alemão. (As pessoas) são muito amigáveis e receptivas, hoje me convidaram para tomar chimarrão. Das muitas coisas sobre a cultura, acho que as roupas são muito bonitas, (como) da rainha e da princesa que estão aqui (no jantar); elas estão usando roupas que temos parecidas no Museu que trabalho na Alemanha. Tem muitas outras coisas (parecidas na cultura), casas enxaimel, que são casas muito bonitas, algumas delas bem preservadas. Acho que tem muitas coisas que nos conectam e acho que é muito lindo que façamos essa troca”, expõe a museóloga.

O evento terá, ainda, o Seminário Conexões que Transformam, realizado no Instituto Ivoti nesta quinta-feira (23), das 9h às 13h. No sábado (25), as celebrações migram para o Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, em São Leopoldo, com apresentações de orquestras de Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Presidente Lucena e Linha Nova.

As atividades de comemoração aos 30 anos da Rota Romântica contam com o apoio de Sicredi Pioneira, Instituto Ivoti, Unisinos, Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo e Nova Era Cosméticos. Mídia Partner: Grupo Sinos.

Publicidade
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade