FILA NA SAÚDE

Canoas + Saúde já recebeu mais de oito mil demandas

Programa começou no dia 1º de setembro e busca atualizar demandas

Publicado em: 25/09/2023 10:23
Última atualização: 18/10/2023 19:53

“Quanto mais pessoas atualizarem suas demandas, maior será o êxito do nosso trabalho”, afirma a secretária adjunta da Saúde de Canoas, Ana Paula Macedo, ao comentar sobre os primeiros 20 dias do programa Canoas + Saúde. Iniciado em 1º de setembro com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes, que aguardam por consultas, exames e cirurgias, o programa já atendeu um total de 8,5 mil demandas.

Atendimentos do Canoas Saúde no Prefeitura na Rua Foto: Gustavo Garbino/PMC-Ecom

Até o momento foram atualizadas as necessidades de 4,02 mil consultas, 3,5 mil exames e 1,02 mil cirurgias. O programa é dividido em quatro etapas: a primeira é a atualização de demandas. Depois deve ser iniciado o mutirão de consultas. “Estamos realizando via Granpal [ Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre] a contratação de mais de duas mil consultas extras”, explica Ana Paula.

Na sequência, em outubro, os pacientes que precisam de exames começam a ser chamados e entre novembro e dezembro, o mutirão de cirurgias deve começar. “Nunca paramos de atender, sabemos que a fila atual, com cerca de 100 mil pessoas, não é real.”

Procura alta

A secretária adjunta diz que a procura tem sido alta, apesar de dois feriados no período. “Estamos ampliando os métodos de divulgação, utilizando por exemplo, carros de som.” São seis as possibilidades para que os canoenses possam buscar o serviço: as subprefeituras: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Além da ouvidoria na Secretaria da Saúde e uma central instalada na estação Canoas/ La Salle do Trensurb. “A busca na estação tem sido muito positiva. É um local com grande circulação e, pensando no tempo, ali também é protegido da chuva.”

No que se refere ao perfil dos pacientes que já procuraram o programa + Saúde, dados da Secretaria da Saúde (SMS) mostram que 45,21% têm mais de 60 anos. Depois aparece o público adulto, entre os 20 e 59 anos, com 37,31%. Os jovens entre 0 e 19 anos representam 17,48% do público atualizado.

Os dados apontam que 61% dos pacientes são mulheres e 39% homens. “Não podemos esquecer que todos os dias, novas pessoas passam a fazer parte de alguma fila.”

As especialidades mais procuradas para exames e cirurgias

Entre as especialidades médicas se destacam as buscas por um cardiologista adulto, representando 8,9% das atualizações. Na sequência estão as procuras por um urologista adulto (8%) e oftalmologista (7,2%).

Já os exames US de Abdômen representam 14,8% das buscas. A colonoscopia é a segunda colocada, com 13% de demanda e exames laboratoriais preenchem 10,4% das necessidades.

As cirurgias de hérnia estão no topo dos registros, com 15,2%. Depois aparecem a colecistectomia (11,5%) e as cirurgias gerais (11,2%).

Demanda pode ser resolvida com consultas

Conforme Ana Paula, grande parte da demanda pode ser resolvida quando o paciente consulta um especialista. “Esse é o nosso principal objetivo na gestão da saúde de Canoas, tornar o sistema mais eficiente, a fim de agilizar o processo e reduzir as filas.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasRS
Matérias Relacionadas