A Defesa Civil Estadual informou que 52 municípios foram atingidos pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Foram registrados chuvas volumosas, queda de granizo, inundações, alagamentos e vendavais.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro
Em Rio Grande, no Sul do Estado, um homem de 68 anos acabou falecendo. Até as 17 horas desta quinta-feira, foram registrados 23 feridos no Rio Grande do Sul, 234 desabrigados e 331 desalojados.
Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim desta tarde, estima-se que o número de afetados seja de 17.399. Sobradinho decretou situação de emergência.
Em números:
- 14 municípios reportaram a queda de granizo, danificando residências e deixando pessoas desabrigadas;
- 03 municípios reportaram inundações, entre eles, São Sebastião do Caí. No bairro Navegantes, 60 famílias foram retiradas de casa e 88 pessoas foram levadas ao ginásio municipal. No momento, 194 pessoas estavam desabrigadas;
- 05 municípios reportaram alagamentos. Dez pessoas ficaram desalojadas em Não-Me-Toque e 15 residências foram alagadas em Santo Ângelo;
- 23 municípios sofreram com vendaval. Em Sapiranga, houve alagamentos, inundações, destelhamentos, quedas de árvores e de energia, e 70 desalojados. Um homem de 68 anos morreu em Rio Grande após uma árvore cair sobre sua casa. Osório e Tramandaí tiveram, somados, 47 residências destelhadas e 57 mil pontos sem energia elétrica;
- 12 municípios reportaram chuvas intensas e um município, Gramado, reportou enxurrada. Por lá, houve o rompimento de uma tubulação pluvial, ocasionando danos em 10 residências no bairro Dutra.
As informações são atualizadas conforme os municípios as repassam para a Defesa Civil Estadual. Um caminhão com doações de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza foi enviado para o município de Sede Nova.
LEIA TAMBÉM