CONTRAPONTO

"Minha filha não usa droga e ama os filhos", afirma mãe de jovem presa por abandono de incapaz em Novo Hamburgo

Família diz que os dois meninos não estão subnutridos e que houve truculência de uma policial no apartamento

Publicado em: 12/10/2023 08:00
Última atualização: 18/10/2023 00:09

A mãe da jovem de 26 anos presa com o marido de 27 anos por abandono dos dois filhos pequenos no apartamento do casal na Rua Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo, nega negligência com as crianças. “Minha filha trabalha. Foi surpreendida em momento de exaustão e está muito abalada.” Ela admite, porém, que o genro é usuário de maconha e que a família desaprova. O casal foi solto após pagar fiança.


Na delegacia, foi feito flagrante por abandono de incapaz Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A mulher de 47 anos conta que, quando a Brigada Militar arrombou a porta do apartamento, na tarde de terça-feira, a filha ficou assustada com o filho caçula, de dois anos, ser tirado dos braços dela no sofá da sala. “Meu outro neto, de três anos, tinha sido colocado para dormir no quarto, mas estava agitado. Ele é autista. Há dias que minha filha trabalha das 9 horas da manhã até as 9 horas da noite, chega em casa e dá de mamar. Não deixa faltar nada para eles. A policial que a abordou na residência não quis explicações e machucou o braço da minha filha.”

O pai das crianças também dormia profundamente no quarto e teve que ser acordado pelos brigadianos. “Encontraram três restos de maconha dele na sala e juntaram cinzas de cigarro, que minha filha fuma, dizendo que era de pedra de crack.”

A mulher frisa que vai providenciar exame toxicológico. “Como não providenciaram na delegacia, vamos fazer e provar que minha filha não usa droga. Ela ama os filhos. Também iremos comprovar que meus netos não são subnutridos. Vamos levá-los ao pediatra e apresentar o laudo para o juiz.”
Para a mãe, a situação foi provocada pela incompreensão dos vizinhos, que reclamavam há mais tempo dos gritos do menino autista e chamaram a Brigada Militar.

A avó está com a tutela das crianças em razão do flagrante dos pais na delegacia por abandono de incapaz e posse de entorpecentes. Parentes juntaram dinheiro e pagaram a fiança de R$ 1 mil da jovem e R$ 3 mil do marido. O inquérito com o indiciamento será remetido nos próximos dias ao fórum. O casal responderá ao processo em liberdade.

“Minha filha está aqui comigo, muito abalada. Isso está prejudicando ela no emprego.” A jovem é cozinheira. Já o outro acusado, que está sem trabalho fixo e faz serviços como eletricista autônomo, não foi para a casa dos sogros. “Meu marido não tem boa relação com o genro.”

A reportagem aguarda posicionamento da Brigada Militar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas