ARAUCÁRIA HISTÓRICA

Ponto turístico de Nova Petrópolis será tombado como recurso natural

Pinheiro Multissecular fica localizado na Linha Imperial, em uma área de 707 metros quadrados

Publicado em: 19/08/2023 11:12
Última atualização: 18/10/2023 17:00

 O Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis receberá tombamento municipal. O local que é considerado um ponto turístico da cidade da Região das Hortênsias teve nesta sexta-feira (18) a formalização do ato, com a assinatura do termo pela Prefeitura. A ação tem a aprovação da proprietária do terreno em que o exemplar de araucária está localizado, na Linha Imperial.

Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis receberá tombamento municipal Foto: Adriana Rabassa/PMNP/Divulgação

O tombamento municipal como recurso natural ocorrerá na próxima semana. Essa ferramenta legal, que visa proteger e salvaguardar o pinheiro e a área em que está situado, conta com a autorização da proprietária do terreno, Lourdes Margarida Grings.

As iniciativas para tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis estão em desenvolvimento desde o começo deste ano, com a atuação direta das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente. Foram realizadas visitas técnicas e pesquisas para tornar possível o tombamento desse exemplar de araucária angustifolia.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, explicou que com o reconhecimento da árvore como patrimônio natural, será possível buscar recursos para que o Município promova melhorias nos acessos do local. Esse ponto foi identificado em levantamento feito no mês de maio, como uma das necessidades do espaço que recebe muitos visitantes.

A possibilidade de tornar o terreno em que está a araucária em uma área de proteção ambiental, ou outro tipo de reserva, também foi discutida durante o encontro. Encaminhamentos serão dados a partir da formalização do tombamento do Pinheiro Multissecular.

A árvore está situada na Rua Josef Grings, em um terreno com área de 707,26 metros quadrados, nomeado de Sítio Dona Amália.

Conforme relata a proprietária, o espaço foi adquirido por seu pai, Lino Grings, que veio posteriormente a ser o primeiro prefeito de Nova Petrópolis. Em 1998, pelos registros de jornais da época, o pinheiro recebeu um acesso e passou a ser ponto de visitação. Lourdes contou ainda que o lote em que está a árvore foi doado a ela. Lino Grings faleceu em 2016, aos 91 anos de idade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas