SÃO LEOPOLDO

TAURUS: Depois de demitir 100, fabricante de armas paralisa obras em unidade de saúde

Obra vinha sendo tocada como medida de compensação; Taurus já demitiu cerca de 300 trabalhadores desde o início do ano

Publicado em: 27/07/2023 21:02
Última atualização: 17/10/2023 17:10

As obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, na Avenida Alta Tensão, no bairro Campestre, em São Leopoldo, foram paralisadas pela Taurus na última segunda-feira (24), após publicação do decreto antiarmas pelo governo federal, ainda mais restritivo que o primeiro, do início do ano. Na terça-feira (25), a empresa também demitiu cerca de 100 colaboradores. “O decreto é sufocante”, justifica o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs.


Obra da UBS Vila Nova, em São Leopoldo Foto: Especial GES

“Estamos construindo a UBS, mas suspendi a obra, não consigo manter”, afirmou o CEO da Taurus, na terça (25), após as demissões. Desde janeiro, outros 230 colaboradores já haviam sido demitidos da empresa, que não descarta novos desligamentos e cortes.

A parceria da Prefeitura com a empresa para a construção da UBS havia sido anunciada pelo Executivo no final de março de 2022. As obras da UBS têm investimento previsto de R$ 1,7 milhão da Taurus de compensação referente ao complexo industrial dos fornecedores, inaugurado pela empresa em dezembro de 2022, e que teve um investimento de mais de R$ 110 milhões, compartilhado com seus fornecedores estratégicos.

Decretos de Lula causam impacto no caixa da fabricante

A Taurus, maior fabricante de armas do País e maior vendedora de armas curtas do mundo, com sede no bairro Fazenda São Borja, em São Leopoldo, contratou o projeto e construção da obra da UBS Vila Nova, mas agora vai analisar o andamento.

“A Taurus está avaliando o impacto no caixa para poder se posicionar”, informou por meio de assessoria de imprensa, sobre a paralisação da construção. Segundo a empresa, a obra iniciou em junho e a previsão de conclusão é de 12 meses. Nesta quinta-feira (27) a reportagem esteve no local e ainda havia a movimentação de operários.

O CEO ressalta que o decreto causa insegurança jurídica para a empresa. Com o ajuste desta semana, a Taurus passa a contar, em São Leopoldo, com 2.750 funcionários. “Somos uma indústria. Geramos empregos que sustentam famílias e a ideologia não considera isso. Em janeiro, veio um decreto e, agora, outro, ainda mais restritivo que inviabiliza uma operação de produção de um produto que não posso mais vender aqui”, diz Nuhs.

Produção de armas cai 21,6%

A produção atual da Taurus em São Leopoldo é de 4.700 armas por dia, mas já chegou a ser de 6 mil por dia em 2022, uma redução de 21,6%. Salesio Nuhs diz que a empresa dialoga com os governos municipal, estadual e federal e que trabalha pelo desenvolvimento da comunidade. “Mantemos diversos programas sociais, como Taurus do Bem, e durante a pandemia sempre auxiliamos o Município, com doação de materiais e equipamentos.”


Taurus produz 4.700 armas por dia em São Leopoldo Foto: Divulgação

Prefeitura diz que trabalho está dentro do cronograma

A Prefeitura enviou nota e diz que a obra está dentro do cronograma. “A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Superintendência de Urbanismo, informa que a obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, na Avenida Alta Tensão, em São Leopoldo, ocorre por meio do Termo de Compromisso Urbanístico – TCU, firmado pela Taurus S.A. com o Município. No momento está dentro do cronograma de execução e atenderá toda a população da região”.

Na época do anúncio, a Prefeitura explicou que a construção foi definida como compensação após análise pela comissão técnica permanente multidisciplinar (CTPM). Através de relatórios, discutiu-se a forma de melhor compensação do impacto da empresa no local, com a elaboração do projeto executivo, aprovação junto ao órgão municipal competente e a execução de uma UBS que comporte duas equipes de atenção primária em saúde.

Nova UBS integra projeto Nova Saúde São Léo

A UBS deverá ter 420 metros quadrados e deve ser uma das maiores do Município. A iniciativa integra o projeto Nova Saúde São Léo que objetiva a Administração aumentar o atendimento na atenção básica de saúde. No dia 14 de junho, o prefeito Ary Vanazzi, ao lado do CEO global da Taurus, Salesio Nuhs, entre outros, visitou o canteiro de obras onde é erguida a UBS.

“Desde a pandemia firmamos parcerias com a empresa Taurus na aquisição de equipamentos, doação de insumos e alimentos. O empresário moderno busca fazer seu lucro ao mesmo tempo que retribui com melhorias para a sociedade. Muitos dos trabalhadores da empresa frequentarão essa unidade”, destacou Vanazzi durante a visita.

Naquela data, o prefeito lembrou que o bairro Campestre, especialmente a Vila Nova, cresceu muito na última década com as obras estruturais do governo e a consequente ampliação do distrito industrial. “Da nossa parte, olhamos com carinho e respeito às empresas que escolhem a cidade. Estamos juntos em muitas frentes para buscar alternativas para consolidar a geração de emprego e renda”, disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRSSão Leopoldo
Matérias Relacionadas